Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Graffiter português Sérgio Odeith pintou um painel religioso em Oleiros

Graffiter português Sérgio Odeith pintou um painel religioso em Oleiros
José Lagiosa

Sérgio Odeith, graffiter português internacionalmente premiado, pintou recentemente em tela a fachada da Igreja Matriz de Oleiros.

Esta iniciativa surge no contexto do projeto “Arte à Porta”, dinamizado pelo Município de Oleiros, que deu nova vida a mais de 30 portas de edifícios devolutos e não só, proporcionando um autêntico roteiro pelas ruas do centro da Vila.

De portas abertas à arte urbana, Oleiros desafiou Odeith a criar um novo ponto de atração turística, sendo o primeiro trabalho deste género nesta Vila da Beira Baixa.

O painel na fachada posterior da Igreja Matriz de Oleiros da autoria do graffiter português Sérgio Odeith

A fachada posterior da Igreja Matriz de Oleiros, com cerca de 8 metros de altura e 5 de largura, foi pintada em tela durante cinco dias por Sérgio Odeith e retrata a Padroeira de Oleiros, Nossa Senhora da Conceição, de uma forma diferente, criando impacto visual para quem passa na circular externa, e para quem usufrui do espaço envolvente da Igreja, que é também um excelente miradouro.

Para o efeito, o artista baseou-se na figura original de Nossa Senhora da Conceição que está no interior da própria Igreja, recorrendo também para inspiração à grandiosidade do interior deste monumento.

A Igreja Matriz é um dos edifícios de cariz religioso mais emblemáticos da Vila, onde os Oleirenses têm vindo, geração após geração manifestar a sua devoção, contudo, o exterior simples não faz adivinhar a sua imponência e riqueza interior.

Com esta intervenção, a Igreja ganha destaque prestando tributo à padroeira que tanto significado tem para os Oleirenses.

A aceitação e o impacto da arte urbana na Vila de Oleiros tem sido bastante positivo, tanto para as gentes locais como para quem nos visita, e por isso o Município prevê a continuidade deste tipo de projetos no sentido de criar atratividade, dar a conhecer artistas locais e receber também artistas de renome.

Recorde-se que a criatividade de Odeith já fez com que o artista tivesse trabalhado com empresas nacionais e internacionais conhecidas, como a Coca-Cola, a Samsung, e também a London Shell.

Além destas, colaborou ainda com a Câmara Municipal de Lisboa e de Oeiras, locais onde fez vários murais.

Após a conclusão do trabalho em Oleiros, deslocou-se para a Suíça e posteriormente para a Austrália onde estará durante vários dias em trabalho.

Quanto a eventos, passou por locais como o Meeting of Styles, na Alemanha, Museum of Public Art, em Louisiana, nos EUA, ou o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, Brasil.

A obra mais recente do graffiter, em Vila Franca de Xira, tornou-se viral nas redes sociais.

Trata-se de uma parede numa fábrica abandonada que deu origem a um autocarro em 3D, técnica que celebrizou Sérgio Odeith.

Comentar