Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Obra editada pelo Município da Sertã figura no Plano Nacional de Leitura

Obra editada pelo Município da Sertã figura no Plano Nacional de Leitura
José Lagiosa

O livro «Manuel, o menino com asas de livros», da autoria de Joana M. Lopes (texto) e Mafalda Milhões (ilustração), vai ser integrado nas listas recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).

Esta obra infantojuvenil, editada pelo Município da Sertã, foi lançada por ocasião da Maratona de Leitura 2018, dedicada ao Padre Manuel Antunes, figura que serve de mote ao livro.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, disse estar “muito satisfeito com este reconhecimento do Plano Nacional de Leitura relativamente à obra «Manuel, o menino com asas de livros»”, notando que “é uma honra para o Município da Sertã ver uma das obras por si editadas figurar nas listas do PNL”.

O edil da Sertã sublinha a importância desta designação e constata que o PNL tem sido “fundamental enquanto elemento impulsionador do uso do livro e das bibliotecas como fontes de saber e de cultura”.

Escrito pela sertaginense Joana M. Lopes e ilustrado por Mafalda Milhões (colaboradora regular de várias atividades da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes – Sertã), esta obra retrata os primeiros anos de vida do jovem Manuel (mais tarde Padre Manuel Antunes).

Joana M. Lopes, na apresentação do livro, notou que “era muito importante dar a conhecer a vida do Padre Manuel Antunes pelo percurso que teve enquanto ser humano, intelectual, pedagogo e pensador.

Embora oriundo de famílias muito humildes, o seu amor aos livros e à leitura permitiu abrir horizontes”.

O Plano Nacional de Leitura recomenda semestralmente um conjunto de livros, os quais são apreciados por uma equipa de especialistas independentes, de reconhecido mérito e qualificação nas diferentes áreas do saber.

A seleção deste corpus, adequado à idade, ao nível de leitura e interesses dos leitores, obedece a diferentes critérios como o mérito literário, o rigor científico ou a dimensão estética do livro.

Comentar