Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Parcerias bilaterais reforçam internacionalização do IPCB

Parcerias bilaterais reforçam internacionalização do IPCB
José Lagiosa

O presidente do Politécnico de Castelo Branco deu as boas vindas aos estudantes do Instituto Nacional de Agricultura (INA) – Panamá, que no próximo ano letivo serão novos estudantes da licenciatura em Agronomia na Escola Superior Agrária do IPCB.

Os 6 estudantes estão atualmente a frequentar um curso de Português para Estrangeiros, lecionado por uma docente do IPCB, de modo a melhorarem as suas competências linguísticas e garantirem adequadas condições de sucesso académico. 

A vinda dos estudantes enquadra-se na estratégia de internacionalização da instituição e tem como base um protocolo de cooperação estabelecido entre o IPCB e o INA, que define condições especificas para a permanência dos estudantes no IPCB, assim como os apoios a conceder durante o ano letivo.

Para António Fernandes, no contexto da internacionalização do IPCB, deve apostar-se, também, no estabelecimento destes protocolos de cooperação focados em matérias específicas e que respondem a necessidades muito próprias das entidades externas, promovendo, simultaneamente, o aproveitamento da capacidade instalada no IPCB.

Os estudantes encontram-se muito satisfeitos e a Instituição está a desenvolver todos os esforços no sentido da melhor integração possível, um esforço conjunto dos serviços académicos e dos serviços de ação social, com garantia de disponibilização de refeições 7 dias por semana, para além do trabalho desenvolvido pelo gabinete de relações internacionais do IPCB.  

Recorde-se que o IPCB tem no presente ano letivo cerca de 420 estudantes internacionais matriculados, selecionados de entre mais de 1500 candidatos, o que representa um aumento significativo em relação a anos anteriores (230 estudantes em 2018 e 151 estudantes em 2017).

Comentar