Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Agosto 18, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Receitas de avós e avôs homenageiam tradições apresentadas em Oleiros

Receitas de avós e avôs homenageiam tradições apresentadas em Oleiros
José Lagiosa

A RVJ Editores, em parceria com o Município de Oleiros, apresentou, na passada sexta-feira, na Feira do Pinhal, em Oleiros, os livros “Receitas das Avós” e “Receitas dos Avôs e daqueles que não o são”.

A cerimónia contou com a presença do vice-presidente da autarquia de Oleiros, Vitor Antunes, e do presidente da Assembleia Municipal, José Marques, para além de alguns avôs e avós que participaram com as suas receitas nos livros.

Os dois responsáveis sublinharam a importância destas duas obras na preservação da gastronomia regional.

As duas obras, coordenadas pelo jornalista João Carrega e que apresentam textos do também jornalista José Júlio Cruz e da docente Florinda Baptista, integraram recentemente o leque de obras de gastronomia editadas em Portugal admitidas ao Concurso Portugal CookBook Fair 2019.

No entender de João Carrega, “os livros vêm reforçar o cariz gastronómico de uma região rica em saberes e em sabores, com receitas confecionadas e apresentadas com requinte, mas de uma forma simples, que transformam qualquer mortal num Chef de cozinha de primeira linha”.

Os dois livros apresentam algumas avós do concelho de Oleiros, as quais mostram uma receita pelas quais os seus netos reconhecem a sua cozinha, e homens que sendo ou não avôs, são netos de alguém.

João Carrega considera que a cozinha das avós é única.

“É uma cozinha capaz de acolher e juntar distintos conceitos das mais diversas regiões. Nesse sentido, diria que as receitas das avós são mais cosmopolitas do que aquilo que se pensa. Cada uma tem a sua maneira própria de condimentar os seus pratos. E cada um dos seus netos saberá identificá-los como sendo os das suas avós”.

Também Florinda Baptista explicou, na apresentação, que “os sabores sempre fizeram parte da nossa estória pessoal e do nosso património familiar. São os sabores e os cheiros que mais nos fazem recordar a nossa infância. As famílias portuguesas sempre comemoraram e festejaram à volta da mesa. Todos nos lembramos, com saudade e nostalgia, daquele prato especial que a nossa avó fazia especialmente para nós”.

Uma opinião que também José Júlio Cruz partilha no seu posfácio.

Já o livro “Receitas dos Avôs e Daqueles que Não o São” constitui, de acordo com o seu coordenador, uma clara homenagem aos avôs, aos netos e a todos os que gostam de uma boa petiscada. 

Esta obra reúne receitas feitas pelos homens (avôs ou não) que de uma forma simples, ou complexa, apresentam as suas receitas, que vão desde as sopas, aos pratos de peixe e de carne, aos petiscos e às bebidas.

Comentar