Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Ródão recebe Festival das Sopas de Peixe e Grande Prémio F2 de Motonáutica a 7 e 8 de setembro

Ródão recebe Festival das Sopas de Peixe e Grande Prémio F2 de Motonáutica a 7 e 8 de setembro
José Lagiosa

A gastronomia, a cultura e a motonáutica reúnem-se, nos dias 7 e 8 de Setembro, em Vila Velha de Ródão para um fim-de-semana repleto de emoções e adrenalina.

À sétima edição do Festival das Sopas de Peixe, evento promovido pela autarquia e que conta com Gisela João e os Hi-Fi com cabeças-de-cartaz da animação musical, junta-se o Grande Prémio F2 de Motonáutica, uma prova organizada pela Federação Portuguesa de Motonáutica com o apoio do município.

O já tradicional Festival das Sopas de Peixe tem como protagonista a gastronomia da região, onde o peixe do rio é um produto central, e oferece aos visitantes a oportunidade de degustarem pratos variados nos restaurantes presentes no Campo de Feiras e nos restaurantes locais aderentes.

Para além da gastronomia, o certame conta com um programa de animação onde se destacam as manifestações culturais ligadas ao rio, como é o caso da rota temática encenada “As Gentes do Rio”, que no sábado, 7 de setembro, às 8h30, marca o início do festival.

No mesmo dia, às 12h00, as Adufeiras de Idanha-a-Nova atuam no palco Beira Baixa Cultural, seguindo-se, às 15h00, um encontro de Bandas Filarmónicas.

Às 19h30, neste mesmo palco há cantares ao desafio e, às 23h00, a fadista Gisela João apresenta-se no palco principal.

A animação musical prossegue com uma festa temática dedicada aos anos 80.

Paralelamente a estas manifestações culturais, durante a tarde de sábado, entre as 15h30 e as 17h00, decorrem no cais de Ródão os treinos oficiais e a qualificação para o Grande Prémio F2 de Motonáutica, seguindo-se, às 18h00, as provas de eliminação.                             

No domingo, 8 de setembro, o dia começa com a prova de qualificação Q3 do Grande Prémio F2 de Motonáutica, que tem lugar entre as 10h00 e as 10h45, no Cais de Ródão, e é seguida pelos treinos de aquecimento e pela corrida de repescagem.

Às 15h45, após a volta de apresentação, tem então início o Grande Prémio de Vila Velha de Ródão, cuja cerimónia de entrega dos prémios acontece às 17h00.

Já o Festival das Sopas de Peixe começa às 13h00 com um momento de animação itinerante, prosseguindo às 18h30, com o atelier de culinária “As Sopas de Peixe, Ontem e Hoje”, um evento realizado no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural.

Às 19h30, decorre uma Bike Tour de Reflexão e Sensibilização dos Rodenses para os Riscos as Alterações Climáticas, um evento sujeito a pré-inscrição e realizado no âmbito do projeto com o mesmo nome, cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Às 22h30, o Festival das Sopas de Peixe encerra ao som dos Hi-Fi, banda que promete um espetáculo cheio de energia e que mistura vários estilos musicais.

Comentar