11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalVila de Rei é líder na recolha seletiva de resíduos para reciclagem

Vila de Rei é líder na recolha seletiva de resíduos para reciclagem

A Valnor – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos em 25 municípios da região Centro do País, apresentou os dados relativos à recolha de Resíduos Sólidos Urbanos no primeiro semestre de 2019, com Vila de Rei a ocupar uma posição de destaque, liderando na recolha de todos os resíduos: embalagens e metal, vidro e papel.

O ranking global apresentado pela Valnor mostra que os habitantes de Vila de Rei são os que mais reciclam entre os 25 concelhos abrangidos, com uma média de 31,55 kg de resíduos já reciclados no primeiro semestre deste ano.

Os dados mostram que cada Vilarregense reciclou já em média 11,07 kg de vidro, 13,08 kg de papel e cartão e 6,5 kg de embalagens de plástico.

Os dados apresentados mostram ainda que, quer os concelhos com um maior número de residentes por km2 ou menor densidade populacional, apresentam resultados bastante diversificados, não existindo uma relação causa – efeito entre esses dados e a menor ou maior propensão para a separação dos Resíduos Sólidos Urbanos.

O presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires, afirma que “as políticas ambientais levadas a cabo pelo Município ao longo dos últimos anos – com especial destaque para a colocação de ecopontos em muitos locais da sede do Concelho e nas nossas aldeias – colocam-nos num lugar de destaque na recolha seletiva de resíduos e mostram que o caminho que seguimos está a traduzir-se em belos resultados. Deixo igualmente uma palavra de apreço a todos os Vilarregenses que aderiram e contribuem nestas práticas ambientais, tão importantes para garantir a sustentabilidade do nosso planeta.

O próximo passo é agora apostar também na reutilização de materiais, conforme temos já vindo a realizar com a utilização de copos reutilizáveis nos eventos por nós organizados.

Vamos todos continuar a promover e a desenvolver práticas ambientais responsáveis, separando os nossos resíduos e colocando-os no respetivo ecoponto.”

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading