Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Vila Velha de Ródão recebe Festival das Sopas de Peixe e Grande Prémio F2 de Motonáutica em setembro

Vila Velha de Ródão recebe Festival das Sopas de Peixe e Grande Prémio F2 de Motonáutica em setembro
José Lagiosa

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão promove, no fim-de-semana de 7 e 8 de setembro, mais uma edição do Festival das Sopas de Peixe, evento que decorre em paralelo com o Grande Prémio F2 de Motonáutica, uma prova organizada pela Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM) com o apoio do município.

O tradicional Festival das Sopas de Peixe assinala este ano a sua sétima edição e decorre no Campo de Feiras, em Vila Velha de Ródão, tendo como protagonista a gastronomia da região, onde o peixe do rio é um produto central.

Não vão faltar motivos para visitar Vila Velha de Ródão

Para além de uma oferta gastronómica variada, esta iniciativa conta com um programa de animação onde se destacam as manifestações culturais ligadas ao rio e a atuação, no sábado à noite, da fadista Gisela João.

Durante a conferência de imprensa de apresentação destes dois eventos, que decorreu a 30 de julho, a bordo de um barco no rio Tejo, o presidente da FPM referiu que foi feito um grande esforço para trazer esta que é a quarta prova do mundial de F2 para o interior do país e, concretamente, para Vila Velha de Ródão.

“As provas de campeonato já estavam fechadas e foi feito um esforço junto da União Internacional de Motonáutica para trazer esta prova até Vila Velha de Ródão pois não temos outro local como este em Portugal. Trata-se de um local idílico, onde a população já mostrou que sabe receber os turistas e tem um plano de água único, que permite criar um traçado desafiante e muito do agrado dos pilotos. Locais como este são difíceis de encontrar”, justificou o presidente da FPM, Paulo Ferreira.

Este responsável realçou o esforçou feito pela Câmara Municipal para conciliar esta prova com o Festival das Sopas de Peixe e acrescentou que marcarão presença em Ródão 17 participantes, entre os quais se destaca o campeão europeu da modalidade, Edgaras Riabko, o piloto nacional Duarte Benavente e pilotos dos Emiratos Árabes Unidos.

Paulo Ferreira, presidente da FPM e Luís Pereira, presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão

O presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, explicou que, através do apoio a esta iniciativa e da sua conciliação com o Festival das Sopas de Peixe, a autarquia pretende reforçar e dinamizar o potencial de atratividade e desenvolvimento que o rio Tejo traz ao concelho.

“A Câmara Municipal tem feito um esforço enorme que é visível nas estruturas que temos aqui e que reforçam a ligação com o rio. Temos um conjunto de operadores na área turística que sabem muito bem receber, temos produtos locais extraordinários, temos tudo para que este território se afirme como alternativa a outros destinos e esta prova é uma excelente oportunidade para promovermos o nosso território”, sublinhou Luís Pereira.

O autarca e o presidente da FPM destacaram ainda que não só o concelho mas toda a região vai ser projetada com a realização desta prova, pois muitos dos participantes vão ficar no nosso país a treinar e descansar, já que no fim-de-semana seguinte se realiza uma prova do mundial em Baião, pelo que as unidades hoteleiras da região estarão preenchidas com todo o pessoal que os acompanha.

Segundo a organização, o número de provas internacionais na área da motonáutica realizadas em Portugal duplicou e o número de espectadores tem vindo a aumentar, pelo que, ao longo dos dois dias, se espera a presença de alguns milhares de pessoas no concelho para assistirem a este grande prémio.

Comentar