Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 17, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Zita Seabra é mandatária nacional do novo partido Iniciativa Liberal

Zita Seabra é mandatária nacional do novo partido Iniciativa Liberal
José Lagiosa

Nas primeiras legislativas que o partido Iniciativa Liberal concorre, recebe o apoio da histórica opositora ao Estado Novo

Zita Seabra será a mandatária nacional da candidatura do novo partido Iniciativa Liberal.

A Iniciativa Liberal apresenta-se pela primeira vez às Eleições Legislativas e tem-se destacado por uma comunicação criativa e irreverente de oposição ao Partido Socialista.

Zita Seabra foi deputada à Assembleia da República de 1975 a 1988, coordenou o Secretariado Nacional para o Audiovisual em 1993, ano em que assumiu a presidência do Instituto Português de Cinema.

De 1994 a 1995, foi presidente do Instituto Português da Arte Cinematográfica e Audiovisual.

É editora e autora de Foi Assim (Alêtheia, 2007), onde partilha as suas memórias desde a infância até ao momento de ruptura com o Partido Comunista Português.

Zita Seabra

Desde 2005, dirige a Alêtheia Editores, da qual é fundadora, assim como a Várzea da Rainha Impressores.

Há longos anos no meio editorial, foi editora da Quetzal e também administradora e directora editorial da Bertrand Editora.

“Quando o país sofria com o Estado Novo, foi no PCP que encontrei a vontade para mudar. Quando ficou claro que esse era um modelo falhado e precisávamos de um país moderno e europeu, foi no PSD que encontrei esse ímpeto de mudança. Hoje temos um país estagnado e embrulhado numa teia de interesses que se estende a todos os grandes partidos. Nestas circunstâncias, acredito que a vontade de mudança que o país precisa está nas pessoas da Iniciativa Liberal, pessoas que vêm de fora da política, com ideias novas. São ideias que permitiram a muitos países, incluindo países do antigo bloco de leste, crescerem nos últimos anos”, afirma Zita Seabra.

O líder da Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, que será o cabeça de lista pelo Porto, elogia Zita Seabra afirmando que “A Zita Seabra é uma das pessoas mais cultas que conheço, alguém que percebe melhor do que ninguém a realidade política portuguesa. É também alguém que, desde os tempos do Estado Novo, sempre demonstrou muita coragem política, mesmo quando partilhava uma ideologia oposta à nossa. Essa é a mesma coragem que demonstra agora ao assumir publicamente o seu apoio a um novo partido sem esperar nada em troca para além de aspirar a ter um país melhor. É uma honra para nós tê-la como mandatária.”

Redução da Carga Fiscal, Descentralização e Liberdade de Escolha são os eixos que orientam as propostas que o partido Iniciativa Liberal irá apresentar durante a campanha.

A Iniciativa Liberal concorre pela primeira vez às Eleições Legislativas e irá apresentar listas em todos os círculos, mostrando-se como um verdadeiro partido nacional.

A principal missão do partido Iniciativa Liberal é a defesa do indivíduo.

Desde a sua fundação, aceite pelo Tribunal Constitucional a 13 de dezembro de 2017, que se apresenta na defesa das ideias liberais e da consolidação das mesmas a nível nacional.

Comentar