19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalMunicípio de Tomar convoca todo o concelho para a Semana Global pelo...

Município de Tomar convoca todo o concelho para a Semana Global pelo Clima

Município de Tomar dá tolerância de ponto aos funcionários que quiserem fazer voluntariado pelo ambiente dia 27 de Setembro e lança o repto a outras pessoas e entidades. Concelho vai aderir à Semana Global pelo Clima com um vasto programa que continua aberto a sugestões

O Município de Tomar vai aderir à Semana Global pelo Clima, entre os dias 20 e 27 de Setembro, com um conjunto de iniciativas próprias e abertas à comunidade e que culminará, no dia 27, dia da Greve Climática Global, com uma ação de voluntariado.

Para a autarquia faz todo o sentido aderir a esta iniciativa, uma vez que é uma das pioneiras a nível nacional na implementação de medidas de mitigação dos efeitos das alterações climáticas, através do Climadapt; que foi uma das cidades em que os alunos aderiram à primeira greve estudantil global, tendo os seus representantes sido recebidos pelo vereador da Educação e criada uma dinâmica de criação de uma associação juvenil, juntando alunos dos dois agrupamentos que já desenvolveram várias actividades junto da comunidade e em espaço escolar; e que nasceu também nas escolas locais (juntamente com as de Alcanena) uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo Jovem de Portugal, tendente a reduzir a utilização de plástico.

Assim, foi criado um grupo de trabalho, que, em articulação direta com o executivo camarário e com outros atores locais, delineou a seguinte programação:

dia 20hastear de bandeiras com o planeta Terra, produzidas localmente e pintadas pelas crianças dos ATLs do concelho.

dias 20 a 27campanha de menus sustentáveis: propõe-se aos restaurantes e cantinas do concelho que incluam nos seus menus pratos tendencialmente mais sustentáveis, com recurso a produtos locais e sazonais, mais vegetais e menos carne, especialmente de vaca.

dias 21 e 22Ceyceyra Medieval, recriação histórica na aldeia de Asseiceira, evento onde é proibido o plástico e que é um dos melhores exemplos de sustentabilidade na programação cultural do concelho.

dia 22Dia Europeu Sem Carros, acesso gratuito aos autocarros dos Transportes Urbanos de Tomar

dia 22, no âmbito da iniciativa nacional Mãos à Obra, um grupo de jovens voluntários vai proceder a uma limpeza de diversos arruamentos da cidade de Tomar

dia 25, Dia Sem Plástico: iniciativa de sensibilização em que se propõe que as pessoas interessadas se comprometam a não utilizar, durante 24 horas, plásticos descartáveis ou de uso único.

O objectivo é que a população perceba o impacto que este tipo de plásticos tem no seu dia-a-dia e comece a tomar atitudes para reverter essa situação.

dia 27, o dia da Greve Climática Global vai ser marcado por uma acção de voluntariado aberta a todos os funcionários do Município, a cujos voluntários (e só a esses) será concedida tolerância de ponto, que irão realizar, entre as 8h30 e as 14 horas, uma iniciativa concertada de limpeza da cidade nos espaços não abrangidos pela ação de dia 22.

Esta ação será extensiva a voluntários externos ao Município (que se deverão inscrever previamente até 20 de Setembro para clima@cm-tomar.pt), bem como a outras instituições e empresas que se queiram associar (pede-se que contactem igualmente pelo referido endereço electrónico).

– Além destas iniciativas, a programação da Semana está aberta a todos aqueles que a ela se queiram associar de forma pertinente e sustentável.

Todos os interessados devem entrar em contacto pelo e-mail referido ou através do telefone 249 329 877.

“Participe e envolva a sua família e amigos! Se não for por si, faça isto por eles”, convida a autarquia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading