A Real Associação da Beira Interior, no dia 2 de Setembro, uma palestra na Biblioteca Municipal, evento que teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.
A palestra foi subordinada ao tema – “Conhecem a poesia de António Correia de Oliveira?”, e contou com a participação do professor, investigador e poeta António Salvado.
Na Mesa esteve o orador e o vice-Presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira.
António Correia de Oliveira nasceu em São Pedro do Sul, no ano de 1860 e faleceu em Esposende, no ano de 1970.
Estudou no Seminário, foi jornalista sendo redactor do jornal “Diário Ilustrado” e colaborador das revistas “Águia”, “A Arte” e “Seara Nova”.
Correia de Oliveira era poeta, Monárquico assumido, católico convicto e praticante, grande patriota e amante de Portugal.
Correia de Oliveira sem possuir formações académicas revelantes, foi sócio da Académia de Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de letras, tendo publicado 80 obras em verso.
A obra de António Correia de Oliveira valoriza-se pelo propósito de explicar e explorar o sentimento da Portugalidade, em apelo constante à Terra-Mãe.
Três fases iluminam a sua poesia – o segmento lírico – o segmento dramático – o segmento epopeico.
No conjunto vasto da sua obra enfatizamos uma tonalidade popularizante e uma outra a resvalar para fluxos eruditos.
Correia de Oliveira soube e conseguiu, evitar na sua mensagem laivos da poesia simbólica e decadentista dos finais do Século XIX, mantendo-se sempre alheio às novidades “revolucionárias” do futurismo, modernismo, surrealismo e do neo-realismo do Século XX.
Durante a palestra foi declamada poesia por parte de António Salvado, Maria de Lurdes Barata (Milola) e Manuel Costa Alves.
No final do evento Antónia Carvalho cantou o fado.