10.6 C
Castelo Branco
Sábado, Outubro 24, 2020
No menu items!
Início Internacional Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa a 13 de setembro na Assembleia...

Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa a 13 de setembro na Assembleia da República

Jaha Dukureh e Damien Carême serão as personalidades galardoadas na cerimónia com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

O Prémio Norte-Sul, atribuído desde 1995 pelo Conselho da Europa, visa destacar duas personalidades com papel de excelência na defesa dos Direitos Humanos e Democracia.

O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa será entregue no próximo dia 13 de setembro, a partir das 12h00, na Sala do Senado da Assembleia da República.

Jaha Dukureh e Damien Carême são os Laureados 2018 e vêm a Lisboa receber este prestigiado prémio pela luta incessante pelos direitos humanos, os específicos direitos das mulheres, dos migrantes e refugiados, bem como a defesa do meio-ambiente, sustentabilidade e ecologia.

Jaha Dukureh nasceu na Gâmbia, foi submetida ao ato de mutilação genital logo com uma semana de vida e forçada a casar com apenas 15 anos.

Embaixadora da boa vontade da ONU para África, fundou em 2013 a ONG “Safe Hands for Girls”, para defender o fim da mutilação genital feminina e do casamento precoce, infantil e forçado.

Não se poupa a consciencializar e mudar atitudes para os efeitos nefastos de ambas as práticas e auxiliar todas as vítimas.

Damien Carême é um Eurodeputado francês e antigo presidente da Câmara de Grande-Synthe.

Durante os seus mandados, de 2001 a 2019, criou e aplicou várias mudanças no município francês, assentes numa política de ecologia social.

Damien CARÊME no Parlamento Europeu em Estrasburgo (Creditos UE-PEGE 2019)

Foi também um defensor dos direitos dos migrantes, tendo construído um campo humanitário, em 2015, que abrigou milhares de pessoas que viram a sua entrada bloqueada, entre França e o Reino Unido.

A cerimónia contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Da parte do Governo estará presente a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

Vão estar ainda Gabriela Battaini-Dragoni, Secretária Geral Adjunta do Conselho da Europa, o Presidente do Comité Executivo do Centro Norte Sul, Embaixador Manuel Montobbio e o Diretor Executivo do Centro Norte-Sul, José Velez Caroço.

José Velez Caroço, Diretor-Executivo do Centro Norte-Sul, considera que “os prémios reconhecem os justos valores e corajosas acções de Jaha Dukureh e Damien Carême em prol da Humanidade. Ao distinguir os seus exemplos, o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa igualmente valoriza todos aqueles que, em toda a parte, em qualquer hemisfério, defendem e lutam pelos Direitos Humanos e um mundo mais justo e solidário, onde todos, sem exceção, possam ter direitos e oportunidades iguais, legitimamente aspirando a uma vida digna, contribuindo para o pleno desenvolvimento sustentável do nosso planeta, desígnio que se afigura cada vez mais necessário e urgente nas nossas sociedades hoje em dia”.

*Foto de capa: Créditos United Nations

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Unidade Móvel de Saúde de Oleiros realiza vacinação gratuita contra a gripe sazonal

A Unidade Móvel de Saúde de Oleiros iniciou no dia 21 de outubro a campanha de vacinação contra a gripe sazonal.

Reforma da PAC: uma política agrícola que não respeita o que é comum

Os eurodeputados têm hoje a responsabilidade de salvaguardar o futuro e sustentabilidade da agricultura europeia para a próxima década. É imperativo...

EUA/Eleições: Mais de 50 milhões de eleitores já votaram – contagem independente

Mais de 50 milhões de eleitores já votaram para as eleições presidenciais dos EUA, de acordo com uma contagem de uma agência...

Vila Nova da Barquinha 20 anos a promover o azeite

Pelo 20.º ano consecutivo, Vila Nova da Barquinha volta a celebrar o azeite, entre 1 de novembro e 6 de dezembro.

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: