Jaha Dukureh e Damien Carême serão as personalidades galardoadas na cerimónia com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues
O Prémio Norte-Sul, atribuído desde 1995 pelo Conselho da Europa, visa destacar duas personalidades com papel de excelência na defesa dos Direitos Humanos e Democracia.
O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa será entregue no próximo dia 13 de setembro, a partir das 12h00, na Sala do Senado da Assembleia da República.
Jaha Dukureh e Damien Carême são os Laureados 2018 e vêm a Lisboa receber este prestigiado prémio pela luta incessante pelos direitos humanos, os específicos direitos das mulheres, dos migrantes e refugiados, bem como a defesa do meio-ambiente, sustentabilidade e ecologia.
Jaha Dukureh nasceu na Gâmbia, foi submetida ao ato de mutilação genital logo com uma semana de vida e forçada a casar com apenas 15 anos.
Embaixadora da boa vontade da ONU para África, fundou em 2013 a ONG “Safe Hands for Girls”, para defender o fim da mutilação genital feminina e do casamento precoce, infantil e forçado.
Não se poupa a consciencializar e mudar atitudes para os efeitos nefastos de ambas as práticas e auxiliar todas as vítimas.
Damien Carême é um Eurodeputado francês e antigo presidente da Câmara de Grande-Synthe.
Durante os seus mandados, de 2001 a 2019, criou e aplicou várias mudanças no município francês, assentes numa política de ecologia social.
Foi também um defensor dos direitos dos migrantes, tendo construído um campo humanitário, em 2015, que abrigou milhares de pessoas que viram a sua entrada bloqueada, entre França e o Reino Unido.
A cerimónia contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
Da parte do Governo estará presente a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.
Vão estar ainda Gabriela Battaini-Dragoni, Secretária Geral Adjunta do Conselho da Europa, o Presidente do Comité Executivo do Centro Norte Sul, Embaixador Manuel Montobbio e o Diretor Executivo do Centro Norte-Sul, José Velez Caroço.
José Velez Caroço, Diretor-Executivo do Centro Norte-Sul, considera que “os prémios reconhecem os justos valores e corajosas acções de Jaha Dukureh e Damien Carême em prol da Humanidade. Ao distinguir os seus exemplos, o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa igualmente valoriza todos aqueles que, em toda a parte, em qualquer hemisfério, defendem e lutam pelos Direitos Humanos e um mundo mais justo e solidário, onde todos, sem exceção, possam ter direitos e oportunidades iguais, legitimamente aspirando a uma vida digna, contribuindo para o pleno desenvolvimento sustentável do nosso planeta, desígnio que se afigura cada vez mais necessário e urgente nas nossas sociedades hoje em dia”.