17 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioInternacionalInvestigação do IPCB sobre controlo de drones usando 4G apresentada em conferência...

Investigação do IPCB sobre controlo de drones usando 4G apresentada em conferência internacional

Uma equipa de docentes e investigadores da Escola Superior de Tecnologia (ESTCB) do IPCB (Hugo Marques, Paulo Marques, Luís Pereira e Tiago Alves), em colaboração com a spinoff tecnológica ALLBESMART LDA (Jorge Ribeiro e Fernando Silva), realizou um trabalho de investigação experimental, com o objetivo de avaliar se a rede móvel 4G pode ser usada para controlar drones e transmissão de vídeo, mesmo para lá da linha de vista.

A equipa instalou sondas de teste da ligação 4G e monitorizou a qualidade da ligação à rede móvel para diferentes altitudes (nível do solo, 25m, 50 m e 120m).

Foram realizados testes em dois centros europeus de testes de drones, no BCN em Moia, Espanha, e no CESA em Bordéus, França.

Embora a rede móvel seja otimizada para fazer a cobertura rádio de telemóveis ao nível do solo, as medidas mostraram que é possível manter uma ligação estável de 10Mbps mesmo a 120 m de altitude, o que é suficiente para transmissão de vídeo.

Drone

Os resultados da investigação foram apresentados pelo docente da ESTCB-IPCB, Paulo Marques, na conferência IEEE CAMAD que este ano decorreu na cidade de Limassol – Chipre.

O trabalho foi financiado pelo projeto europeu H2020 RAWFIE.

Atualmente o controlo de drones de baixa altitude (UAV-Unmanned Aerial Vehicles) recorre a ligações rádio em bandas de frequência não licenciadas onde também operam as redes WiFi.

Devido às limitações de potência e a interferências nessas bandas, o controlo do drone fica limitado a cenários onde há linha de vista entre a antena da estação terrestre e o drone.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading