19.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 22, 2021
No menu items!
Início Cultura Experiências, gastronomia, cultura e natureza num só dia, em Álvaro

Experiências, gastronomia, cultura e natureza num só dia, em Álvaro

O 8º Ateliê Temático de Cultura e Gastronomia da iniciativa Dez Freguesias, Dez Experiências está agendado para este sábado, dia 28 de setembro, em Álvaro.

O ponto de partida é no Lagar da Gaspalha, pelas 8H30, num percurso não circular de 5,5 quilómetros.

Dedicado ao Xisto e à Cortiça, ou não fosse esta uma Aldeia do Xisto, por excelência, realçam-se ainda outros ativos naturais, o rio e algumas espécies arbóreas e culturais como os tropeços de cortiça, a gastronomia e a história local.

Cortiça

Como habitual haverá um reforço alimentar que irá decorrer no Ateliê Do Xisto à Cortiça do artesão José Nunes.

Este é um passeio pedestre interpretativo, com explicações a cargo da geóloga Joana de Castro Rodrigues, do Geopark Naturtejo que irá esclarecer por exemplo sobre os Meandros do Zêzere e sobre a Ponte Romana.

O final da jornada será na Praia Fluvial de Álvaro com a recriação histórica “Como Álvaro se fez de Álvaro”, a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte e um almoço com iguarias locais.

A atividade é promovida pelo Município de Oleiros e pela Junta de Freguesia de Álvaro e integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural – na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia, um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: