6.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 1, 2020
No menu items!
Início Cultura Cernache do Bonjardim recuou até ao «Tempo de Pastores»

Cernache do Bonjardim recuou até ao «Tempo de Pastores»

O evento «Tempo de Pastores» celebrou a cultura pastoril das gentes da Beira Baixa no Atelier Túllio Victorino, em Cernache do Bonjardim.

Promovido pela Destarte Cooperativa, em parceria com o Município da Sertã, esta iniciativa compreendeu concertos musicais, palestras, exposições e gastronomia pastoril, tendo integrado a programação das «Jornadas Europeias do Património 2019».

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, sublinhou, durante a cerimónia de inauguração, a “validade” deste projeto, enquanto “repositório de memórias, que nos ajuda a conhecer a História”.

Lembrando a presença dos pastores e a sua importância no seio da comunidade local, o autarca lançou o desafio para as gerações mais jovens descobrirem estas vivências do passado e para os mais idosos “reviverem estes tempos”.

Destarte, tempo-de-pastores,_brass_fusion

O presidente da Câmara Municipal da Sertã acredita que eventos como o «Tempo de Pastores» são “fundamentais” para dinamizar um espaço como o Atelier Túllio Victorino, que “é bom demais para estar desocupado”.

Quem também concordou com esta visão para o espaço foi Filomena Bernardo, presidente da Junta da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, que pediu mais projetos “para esta casa”.

Após elogiar o mérito e a acutilância do evento «Tempo de Pastores», Filomena Bernardo recordou as suas raízes e a ligação da sua família ao movimento pastoril.

A Cooperativa Destarte, através do seu responsável José Magalhães, fez um “balanço extremamente positivo dos três dias em que decorreu o evento”, notando que os “objetivos definidos foram alcançados”.

José Magalhães chamou a atenção para o facto de o pastor ser uma “figura que estava ligada a tudo”, acrescentando que a exposição patente no Atelier Túllio Victorino (“Artes de Silvano”) foi “uma prova disso mesmo”.

Nessa exposição, que teve curadoria de José Magalhães e de Maria Sá Pereira Capelo, estiveram vários objetos ligados à arte pastoril, bem como instrumentos musicais e artefactos populares.

“Tudo construído por pastores”, informou aquele responsável.

Destarte, tempo-de-pastores, Adufes de Penha Garcia

Um dos destaques do «Tempo de Pastores» foi o cartaz musical, que contou com vários espetáculos conduzidos por músicos consagrados e com atuações do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã, do Grupo de Adufes de Penha Garcia e dos BrassFusion.

Referência também para o Folk Sunset, uma jamsession de música tradicional, que decorreu no final da tarde de domingo (22 de setembro).

No dia 21 de setembro, tiveram também lugar diversas palestras, que versaram sobre o tema da arte pastoril.

O antropologista EddyChambino, autor da obra «Pastores, Guardiões de Uma Paisagem», foi um dos convidados.

Foi ainda exibido, na tarde do dia 22 de setembro, um filme documental dedicado aos pastores.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Nuno Borges afastado por favorito no regresso ao Maia Open; quarteto português em destaque na terça-feira

Maiato não conseguiu surpreender adversário mais cotado Sousa, Domingues, Oliveira e Elias prontos para as estreias

Covid-19: Empresários da restauração iniciam vigília por tempo indeterminado no Porto

Empresários da restauração do Porto iniciaram esta noite, defronte da Câmara do Porto, uma vigília por tempo indeterminado até o Governo discutir...

Vereadores do PSD visitaram o ...

Os vereadores do PSD visitaram no passado dia 28.11.2020, por solicitação dos mesmos, o Kartódromo de Castelo Branco, os quais contaram com...

Covid-19: Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus

O ministro da Administração Interna considerou hoje que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: