35.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 4, 2020
No menu items!
Início Internacional Escola Superior Agrária do IPCB organiza Congresso Ibérico sobre Priões

Escola Superior Agrária do IPCB organiza Congresso Ibérico sobre Priões

A Escola Superior Agrária (ESACB) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) organiza, em parceria com o, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o 8º Congresso Ibérico sobre Priões.

Este Congresso, que decorre nos dias 24 e 25 de outubro nas instalações da Escola Superior Agrária do IPCB, terá como convidados, palestrantes e cientistas nacionais e internacionaisde referência e mérito reconhecido no estudo destes agentes não convencionais (os priões).

O tema “Estrutura e Biologia de Priões”, será proferido por MarkusGlatzel, diretor do Instituto de Neuropatologia do Centro Universitário Médico de Hamburgo-Eppendorf, Alemanha e por Maria João Saraiva, diretora do grupo de Neurobiologia Molecular do Instituto i3S, Grupo de Investigação Neurobiologia Molecular da Universidade do Porto, Portugal.

Já o tema das “Doenças Priónicas em Animais”estará a cargo de SylvieBenestad, responsável pelo laboratório nacional de referência do Instituto Veterinário Norueguês, Oslo, Noruega e responsável pelo laboratório de referência da OIE na Europa para a doença emaciante crónica dos cervídeos.

O 3º e último tema intitulado “Doenças Priónicas e Tipo-Priónicas em Humanos” será proferido por ElvanBoke, coordenadora do grupo de biologia de ovócitos e dormência celular no Centro de Regulação Genómica (CRG), em Barcelona, Espanha.

O 8º Congresso Ibérico sobre Priões é essencialmente de caracter multidisciplinar, integracientistas, técnicos e estudantes de várias áreas, que têm desenvolvido atividade e interesse nas doenças priónicas desde a estrutura da proteína priónica, patogenia e patologia, aos estudos genéticos e clínicos e prevenção e controlo das encefalopatias espongiformes transmissíveis.

Um prião é um agente infecioso que, ao contrário de todos os outros agentes infeciosos conhecidos, parece ser constituído exclusivamente por proteína.

A sua transmissão assume particular e universal importância, uma vez que a proteína priónica é muito parecida nos humanos e noutros animais.

As Doenças Priónicas (T.S.E. – Transmissible Spongiform Encephalopathies) constituem um grupo de patologias crónicas, progressivas, de ocorrência imprevisível, invariavelmente fatais, afetando principalmente o sistema nervoso central, sem resposta imune nem tratamento.

As inscrições para o 8º Congresso Ibérico sobre Priões encontram-se a decorrer e estão disponíveis na página do evento em https://events.iniav.pt/prions2019/pt/

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Docentes do IPCB publicam EBOOK internacional

Os docentes da Escola Superior de Educação do IPCB Samuel Honório, Marco Batista e Helena Mesquita, em conjunto com Jaime Ribeiro, docente...

Município de Vila Velha de Ródão obtém selo “Safe & Clean”

O Município de Vila Velha de Ródão encontra-se empenhado no cumprimento das normas e recomendações emitidas pela Direção Geral da Saúde e...

Vila Nova da Barquinha recebe circuito pedestre «Fauna, flora e história local»

29 agosto 09h | Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha Passeio com apontamentos sobre as...

Inaugurada exposição “O Lince sob Perspetiva” em Penamacor

Foi inaugurada a exposição “O Lince sob Perspetiva”, que estará patente até ao dia 18 de setembro no Museu Municipal de Penamacor.

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: