Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Ajidanha subiu ao palco do Imperial Theatre no Canadá

Ajidanha subiu ao palco do Imperial Theatre no Canadá
José Lagiosa

A Ajidanha está de regresso do Canadá onde representou Portugal no International Amateur Theatre Festival 2019, que decorreu em Saint John, no estado de New Brunswick, entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro.

Além da Ajidanha, com sede em Idanha-a-Nova, este festival internacional de teatro contou ainda com a presença de grupos oriundos da Alemanha, Bélgica, França, Hungria e República Checa.

Os espetáulos foram apresentados em dois locais distintos da cidade, o BMO Studio, sede da companhia local de teatro, a Saint John Theatre Company, e ainda no Imperial Theatre, considerado o mais bonito teatro restaurado do Canadá, local onde a Ajidanha teve o prazer de apresentar “À Deriva” o espetáculo selecionado para este festival.

Durante as atuações, tendo em consideração que naquela cidade não existe comunidade portuguesa, a Ajidanha teve a agradável surpresa da presença de duas portuguesas, as quais transmitiram ao grupo a sua admiração e orgulho por poder ouvir o idioma português no Imperial Theatre.

Todos os elementos participantes neste festival ficaram acomodados em Villa Madonna, instalações localizadas nos arredores da cidade, o que permitiu a todo o momento a partilha de experiências e momentos de convívio entre os grupos participantes.

Este local serviu igualmente para a realização de discussões sobre as atuações levadas a palco no dia anterior, nas quais os diversos grupos tiveram oportunidade de se apresentar e ser questionados sobre os diversos aspetos inerentes a cada espetáculo: produção, dramaturgia, encenação, soluções e dificuldades encontradas.

Houve ainda tempo para a realização de uma visita guiada por Saint John, em autocarros típicos e com guias vestidas a rigor, durante a qual foi mostrada orgulhosamente a cultura daquela região.

Para a Ajidanha esta participação foi muito positiva, uma vez que o espetáculo exibido foi do agrado do público, aumentou a experiência do grupo, e ainda permitiu alargar a lista de grupos amigos com quem a Ajidanha poderá estabelecer intercâmbios ou vir a trabalhar no futuro.

Comentar