Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Antero de Quental no Café O Adufe, na manhã de 15 de Setembro

Antero de Quental no Café O Adufe, na manhã de 15 de Setembro
José Lagiosa

Comunidade Itinerante de Leitores em Alcains

A Comunidade Itinerante de Leitores reúne no próximo domingo, dia 15, às 10 da manhã, no Café O Adufe, em Alcains, em redor da figura mítica do poeta e pensador Antero de Quental.

Em cima da mesa vão estar os Sonetos de Antero de Quental, o texto “Bom Senso e Bom Gosto” e a fotobiografia de Ana Maria Almeida Martins, editada em 1986, na Imprensa Nacional Casa Moeda.

Café Adufe em Alcains

Antero de Quental nasceu a 18 de abril de 1842, em Ponta Delgada e suicidou-se nessa cidade no dia 11 de setembro de 1891.

Viveu em Coimbra e Vila do Conde, e fundou movimentos idealistas e políticos, entre eles a Liga Patriótica do Norte, na cidade do Porto.

Num texto, de 1896, Eça de Queirós chama-lhe Génio e Santo.

Antero de Quental é um dos autores mais marcantes do século XIX, amigo de Eça de Queirós com quem organizou as famosas “Conferências do Casino” e publicou uma antologia de poesia infantil, para dar Leitura a duas crianças que adoptou.

Antero de Quental

Será, pois, a Obra e a fascinante Vida de Antero de Quental o tema da segunda reunião da Comunidade Itinerante de Leitores, no Café O Adufe, em Alcains  que como a primeira, realizada na Ermida de Santa Apolónia e dedicada a Miguel Torga, está aberta a todos os interessados em participar.

Comentar