19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaDurante uma semana, Idanha vai celebrar "A Música dos Dias"

Durante uma semana, Idanha vai celebrar "A Música dos Dias"

Dia Mundial da Música

No território de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO, o Dia Mundial da Música terá direito a uma semana de celebrações, que decorrem entre os dias 1 a 6 de outubro.

Sob o título “A Música dos Dias”, promove-se um conjunto diversificado de iniciativas e sonoridades que se destinam a todos os públicos, traduzindo-se numa multiplicidade de diálogos: musicais, culturais e educativos.

No Dia Mundial da Música, 1 outubro, pelas 17h30, o Foyer do Centro Cultural Raiano recebe “A música que fazemos…”, uma iniciativa em modo de conversa, com Joaquim Martins e Eduardo Lopes, músicos que estão na génese de distintos projetos musicais que tomaram forma em Idanha-a-Nova.

Sete Lágrimas

Na manhã dessa terça-feira, pelas 10h30, a Festa do Idoso, no Centro Cultural do Ladoeiro, conta com a participação do Grupo de Canto Tradicional da Universidade Sénior de Idanha-a-Nova nas comemorações do Dia Internacional do Idoso, que coincidem com o Dia Mundial da Música.

Entretanto, de 1 a 4 de outubro, a dimensão da Música também será explorada nas atividades de enriquecimento curricular do 1º Ciclo das escolas do concelho de Idanha-a-Nova. Desta forma chega-se aos mais pequenos, num território que trabalha a música desde a mais tenra idade.

Finalmente, o encontro AgriCultura – Poesia e Música para Sementes, que decorre de 4 a 6 de outubro na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, terá na música uma componente central.

A iniciativa é uma parceria entre o Município de Idanha-a-Nova e as Sementes Vivas que alia a música, à poesia, à agricultura e às sementes.

Integrado neste evento, na sexta-feira, dia 4, poderá assistir a uma performance de poesia e percussão por Adalberto Alves & Baltazar Molina na Sé-Catedral de Idanha-a-Velha, pelas 16h00.

 noite será abrilhantada por um concerto de música celta e irlandesa dos Beltane, igualmente na Sé-Catedral, pelas 21h30.

No sábado, dia 5, primeiro às 11h00 e depois às 15h00, Paula Varandas realiza ateliers para crianças e famílias no Posto de Turismo de Idanha-a-Velha, onde se combinam sons, cores, palavras e sementes.

Em seguida, às 18 horas, Sérgio Peixoto e Filipe Faria orientam um Workshop de Voz na Sé-Catedral de Idanha-a-Velha.

O programa de sábado termina neste mesmo espaço, pelas 21h30, com o concerto do grupo Sete Lágrimas, a cumprir 20 anos de existência e com uma forte ligação ao território de Idanha-a-Nova.

No dia 6 de outubro, domingo, a iniciativa AgriCultura terá um primeiro momento musical por Lina Gameiro e Tó Rascão (voz, adufe e viola beiroa), na Sé-Catedral de Idanha-a-Velha, pelas 11h00. Logo a seguir, Baltazar Molina encerra o evento com uma performance de percussão, a partir das 12h15.

A iniciativa “A Música dos Dias” é apoiada pelo Projeto Cinco: Cinco Municípios. Cinco Culturas. Cinco Sentidos – Programação Cultural em Rede.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading