Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Janeiro 21, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Escola Superior Agrária do IPCB organiza Congresso Ibérico sobre Priões

Escola Superior Agrária do IPCB organiza Congresso Ibérico sobre Priões
José Lagiosa

A Escola Superior Agrária (ESACB) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) organiza, em parceria com o, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o 8º Congresso Ibérico sobre Priões.

Este Congresso, que decorre nos dias 24 e 25 de outubro nas instalações da Escola Superior Agrária do IPCB, terá como convidados, palestrantes e cientistas nacionais e internacionaisde referência e mérito reconhecido no estudo destes agentes não convencionais (os priões).

O tema “Estrutura e Biologia de Priões”, será proferido por MarkusGlatzel, diretor do Instituto de Neuropatologia do Centro Universitário Médico de Hamburgo-Eppendorf, Alemanha e por Maria João Saraiva, diretora do grupo de Neurobiologia Molecular do Instituto i3S, Grupo de Investigação Neurobiologia Molecular da Universidade do Porto, Portugal.

Já o tema das “Doenças Priónicas em Animais”estará a cargo de SylvieBenestad, responsável pelo laboratório nacional de referência do Instituto Veterinário Norueguês, Oslo, Noruega e responsável pelo laboratório de referência da OIE na Europa para a doença emaciante crónica dos cervídeos.

O 3º e último tema intitulado “Doenças Priónicas e Tipo-Priónicas em Humanos” será proferido por ElvanBoke, coordenadora do grupo de biologia de ovócitos e dormência celular no Centro de Regulação Genómica (CRG), em Barcelona, Espanha.

O 8º Congresso Ibérico sobre Priões é essencialmente de caracter multidisciplinar, integracientistas, técnicos e estudantes de várias áreas, que têm desenvolvido atividade e interesse nas doenças priónicas desde a estrutura da proteína priónica, patogenia e patologia, aos estudos genéticos e clínicos e prevenção e controlo das encefalopatias espongiformes transmissíveis.

Um prião é um agente infecioso que, ao contrário de todos os outros agentes infeciosos conhecidos, parece ser constituído exclusivamente por proteína.

A sua transmissão assume particular e universal importância, uma vez que a proteína priónica é muito parecida nos humanos e noutros animais.

As Doenças Priónicas (T.S.E. – Transmissible Spongiform Encephalopathies) constituem um grupo de patologias crónicas, progressivas, de ocorrência imprevisível, invariavelmente fatais, afetando principalmente o sistema nervoso central, sem resposta imune nem tratamento.

As inscrições para o 8º Congresso Ibérico sobre Priões encontram-se a decorrer e estão disponíveis na página do evento em https://events.iniav.pt/prions2019/pt/

Comentar