Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 30, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Rosmaninhal recebeu Palestra sobre a Cultura Celta na Beira Baixa

Rosmaninhal recebeu Palestra sobre a Cultura Celta na Beira Baixa
José Lagiosa

A Real Associação da Beira Interior, organizou no dia 22 de Setembro, uma palestra subordinada o tema “A Cultura Celta na Beira-Baixa”, o evento teve como orador o escocês, investigador, músico e compositor Tom Hamilton.

A palestra teve o apoio da Junta de Freguesia de Rosmaninhal e foi realizada no edifício da Junta de Freguesia de Rosmaninhal.

Na Mesa esteve o orador, a secretária da Assembleia de Freguesia de Rosmaninhal, Filipa Costa e o vice-presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira.

Pouco se fala na nossa história dos Celtas de dos povos Pré-Romanos, mas dá-se destaca ao Império de Roma em terras da Península Ibérica, o que não é correcto, estas civilizações anteriores a Roma, deixaram muitos vestígios e permaneceram várias centenas de anos.

Antes de Roma, viveram vários povos em harmonia na Península Ibérica: Lusitanos e Vetões que eram povos Celtas, fenícios, cartagineses, hebreus, gregos e berberes.

Muita riqueza existia na Península Ibérica e na Beira-Baixa: ouro, prata, vinho, azeite…Riquezas essas cobiçadas pela Roma republicana que já estava a construir um grande Império.

Os Fenícios controlavam várias estações no rio Tejo, rio Mondego e rio Guadiana, além de serem navegadores marítimos.

Os Celtas viviam em castros e conviviam em harmonia com os outros povos, os Cartaginenses eram guerreiros que preparam os seus exércitos na Beira-Baixa e com a cavalaria Celta e o apoio dos povos da Península Ibérica combateram sobe a orientação do general Aníbal Barca os romanos na batalha de Canas.

Os Celtas deixaram como vestígios: Porca de Murça, o Cavalo, o Tríscele… 

Os povos Celtas que foram para a Escócia, País de Gales, Cornualha, Irlanda, Irlanda do Norte têm origem dos povos que fugiram da Península Ibérica após a ocupação do Império de Roma.

Três grandes personalidades da história foram o terror de Roma: Aníbal Barca, Viriato e Boudica

Comentar