Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Sabor com tradição no Sobral do Campo

Sabor com tradição no Sobral do Campo
José Lagiosa

BALANÇO POSITIVO EM MAIS UMA EDIÇÃO DO FESTIVAL DO SERRABULHO

Foi em clima de encontro com a natureza, o sabor e a cultura da região que, entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, se celebrou mais uma edição do Festival do Serrabulho.

Com um programa repleto de atividades para todas as idades, que conferiram dinâmica ao certame, o ingrediente principal também não faltou, o serrabulho, e foram vários, aqueles que passaram pelo recinto para saborear e aprofundar o seu conhecimento sobre este prato típico da região.

O Festival do Serrabulho contou com a organização da Câmara Municipal de Castelo Branco e a União de Freguesias de Ninho do Açor e Sobral do Campo e contribuiu para a promoção e dinamização da economia local.

Para Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, “o Festival do Serrabulho reconhece e homenageia a história da comunidade e valoriza a nossa gastronomia e património cultural, através de receitas enraizadas deste território”.

Apresentando algumas formas de confecionar o serrabulho, o certame contou com um delicioso showcooking, pelas mãos do chef Leonel Barata e ainda com o concurso gastronómico, promovido pelo Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco, “Serrabulho com Criatividade”, que destacou Rosário Veríssimo, com o primeiro lugar, Restaurante Cabra Preta, com o segundo lugar e, por fim, Natália Frazão, com o terceiro lugar.

A natureza também esteve em destaque com o passeio pedestre Pela Rota dos Sobreiros, que permitiu aos participantes aprofundar o seu conhecimento sobre a envolvência deste território.

Para António Marcelino, presidente da União de Freguesias de Ninho do Açor e Sobral do Campo, “o Festival do Serrabulho é tradição do Sobral do Campo, e de ano para ano queremos continuar a elevar e a inovar este festival, bem como dar a conhecer cada vez mais este nosso prato típico”.

Com tasquinhas, restauração, artesanato e espaço infantil, animação também não faltou, proporcionada por grupos de bombos, adufes, concertinas, fanfarras, cavaquinhos e por nomes já bem conhecidos da música como Francisco Ribeiro, Bandit Casino e Miguel Agostinho.

O Festival do Serrabulho resultou da estratégia definida pela Câmara Municipal de Castelo Branco com as restantes juntas de freguesia, com um programa de eventos e festas setoriais que promovem dinamismo e destaque para todo o concelho.

Comentar