31.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 4, 2020
No menu items!
Início Cultura EB Afonso de Paiva premiada com Selo de Qualidade Nacional eTwinning

EB Afonso de Paiva premiada com Selo de Qualidade Nacional eTwinning

O projeto eTwinning “O novo Mundo que queremos”, desenvolvido, na EB Afonso de Paiva, ao longo do ano letivo 2018-2019 com três turmas do então 7.º ano (turmas 3, 4 e 5), foi distinguido com o Selo de Qualidade Nacional eTwinning.

A distinção foi concedida após avaliação de uma equipa do Serviço Nacional de Apoio do eTwinning, da Direção-Geral da Educação, tendo a mesma considerado que “o projeto revela elevada qualidade ao nível da inovação pedagógica e criatividade, tendo sido também bastante evidente e inovadora a integração curricular de várias disciplinas.”

“Foi com imenso prazer que entregámos, recentemente, a cada aluno participante, o Selo de Qualidade Nacional, na EB Afonso de Paiva, tendo contado com a presença do diretor e da subdiretora do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, dos diretores de turma e dos professores que trabalharam no projeto. Este foi um momento simbólico mas carregado de significado através do qual professores e direção quiseram reconhecer publicamente o mérito dos alunos e felicitá-los pelo seu empenho.”

Recorde-se que o nome completo do projeto pretendeu simbolizar o respeito pela diversidade linguística e a possibilidade de ultrapassar (aparentes) barreiras e distâncias, com a ajuda das tecnologias da informação e o desejo de cooperação.

 Assim, o mesmo contemplou todas as línguas trabalhadas: “Le nouveau Monde que nous voulons / El nuevo Mundo que queremos / O novo Mundo que queremos / Il mondo nuovo che vogliamo /The New W.W.W. – The New World We Want / Ο Νέος Κόσμος που θέλουμε”.

Ao mesmo tempo que se trabalharam conhecimentos e competências linguísticas, artísticas e digitais, pretendeu-se avivar a consciência cívica dos alunos para diversos problemas do mundo contemporâneo.

O projeto envolveu 4 países, 4 escolas, 10 turmas, 18 professores e 157 alunos: Portugal (EB Afonso de Paiva), Espanha (IESO Reyno de Navarra), Itália (I.T.E.S. “Don Luigi Sturzo”) e Grécia (“Meleteio Gymnasio” de Desfina). O mesmo foi fundado pelas professoras Alice Nascimento (EB Afonso de Paiva) e Diega Viola (I.T.E.S. “Don Luigi Sturzo – Itália).

Cerimónia do Prémio

A docente Alice Nascimento reforça o seu agradecimento à Direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, pelo apoio permanente, e aos docentes convidados para participarem neste projeto que representou uma oportunidade de articulação interdisciplinar e, sobretudo, de renovação das práticas pedagógicas, nomeadamente com a introdução das tecnologias da informação e da utilização dos telemóveis, em contexto de sala de aula, para fins pedagógicos e realização de trabalhos diversos.

Salienta que o sucesso deste projeto se deveu ao excelente trabalho de todos os envolvidos.

O AE Afonso de Paiva reitera, por sua vez, os seus parabéns aos alunos e aos professores envolvidos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Festival das Artes da Beira Baixa anima noites de sábado em Proença-a-Nova

O Festival das Artes da Beira Baixa vai animar as próximas três noites de sábado em vários pontos do concelho, trazendo também...

Docentes do IPCB publicam EBOOK internacional

Os docentes da Escola Superior de Educação do IPCB Samuel Honório, Marco Batista e Helena Mesquita, em conjunto com Jaime Ribeiro, docente...

Município de Vila Velha de Ródão obtém selo “Safe & Clean”

O Município de Vila Velha de Ródão encontra-se empenhado no cumprimento das normas e recomendações emitidas pela Direção Geral da Saúde e...

Vila Nova da Barquinha recebe circuito pedestre «Fauna, flora e história local»

29 agosto 09h | Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha Passeio com apontamentos sobre as...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: