15.4 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 19, 2021
No menu items!
InícioNacionalBloco de Esquerda vai avançar com pergunta ao Governo e à APA...

Bloco de Esquerda vai avançar com pergunta ao Governo e à APA sobre o Rio Ponsul

Uma comitiva do Bloco de Esquerda composta por membros da partido em Portalegre e em Castelo Branco dirigiu-se, no passado dia 26 de Setembro, à Ponte de Lentiscais, entre o concelho de Castelo Branco e Vila Velha do Ródão, para observar o estado do Rio Ponsul, afluente do Tejo, que se está a sofrer de um grave atentado ambiental e ecológico. 

Segundo moradores e pescadores da zona, o volume do rio começou a descer consideravelmente em Maio sendo que há três ou quatro semanas o caudal começou a ser incomportável para a biodiversidade, para as actividades piscatórias e de lazer, passando em alguns locais a ter menos de um metro de largura.

“O estado actual é preocupante, agravando o risco de existir uma mortandade enorme de peixes no rio, proibindo os pescadores de exercer a sua actividade profissional e de alguns empresários garantir o investimento feito naquela região”, refere o BE em comunicado enviado à nossa redação.

A população local fala de uma descida de 15 metros de água.

Rio Ponsul

“Os caudais dos rios costumam descer consideravelmente no verão, mas não desta forma quando temos que ter em consideração que a barragem do Fratel e a barragem de Belver estão com a sua capacidade normal para esta época do ano”, acrescentam os bloquistas.

Refira-se que não existe, igualmente, qualquer obra em nenhuma barragem para a água ter de ser desviada, pelo que a situação não parece ter uma explicação pertinente.

Face a esta situação, o Bloco de Esquerda vai avançar com questões ao Governo e à Agência Portuguesa do Ambiente.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: