9.9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 25, 2021
No menu items!
InícioCultura“Roiz - I Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano” apresentado no Jardim...

“Roiz – I Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano” apresentado no Jardim do Paço

Contará com a participação de quinze poetas de cinco nacionalidades diferentes

Foi apresentado no Jardim do Paço, no passado dia 30 de setembro, em conferência de imprensa conjunta organizada Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, o programa do “Roiz – 1.º Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano”, uma iniciativa cultural que terá a participação de quinze poetas de cinco nacionalidades diferentes.

“Este primeiro encontro irá decorrer nos dias 18 e 19 de outubro, em Castelo Branco, no Jardim do Paço e na Zona Histórica.

A sua génese está intimamente ligada aos vínculos criados com a cidade de Salamanca desde o início do processo que culminou com a realização e atribuição do I Prémio Internacional de Poesia António Salvado, cujos vencedores foram anunciados no passado dia 26 de janeiro e que agora vão receber os seus prémios.

Apresentação no Jardim do Paço

Assim vão estar presentes em Castelo Branco os dois vencedores deste prémio: o mexicano Gerardo Rodríguez (que concorreu com o pseudónimo Jsem Bláto) e a portuguesa Maria João Pessoa (que concorreu com o pseudónimo Mário de Sousa)”, conforme confirmou Leopoldo Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

O “Roiz” vai contar, assim, com a presença e participação de quinze poetas oriundos do Peru, Porto Rico, Costa Rica, Espanha e Portugal.

Os  nomes dos poetas serão apresentados, em breve, ao público.

Leopoldo Rodrigues mostra-se confiante com a realização deste evento e demonstra enorme agrado com esta paleta multicultural de participantes, “nunca Castelo Branco recebeu tantos poetas de diferentes países e de diferentes línguas”, afirmou.

O encontro tem o seu início no final da tarde do dia 18 de outubro, no Jardim do Paço, pelas 18h00, onde, num período entre 1h30m a 2h de duração, o público poderá assistir a declamações de poesia pelos poetas participantes e a alguns momentos musicais, que vão estar a cargo de músicos albicastrenses.

No dia 19 de outubro, as atividades começam às 10:00, na Casa do Arco do Bispo, com o “Pequeno-Almoço dos Poetas”, que está aberto à participação de todos os albicastrenses interessados.

Na Casa do Arco do Bispo poderão tomar o pequeno-almoço, de forma gratuita, em convívio com os poetas participantes prosseguindo, depois, por um percurso temático na zona histórica de Castelo Branco, com a intervenção dos poetas, sobretudo, daqueles que escreveram sobre a cidade.

“Ao longo da iniciativa vão ser visitados locais icónicos da zona histórica e o passeio termina no Jardim dos Loureiros, batizado simbolicamente como Bosque dos Poetas, com a leitura de um poema de João Roiz e a plantação de duas árvores.

À tarde, a partir das 15:00, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, serão entregues os prémios aos dois vencedores do Prémio Internacional de Poesia António Salvado”, frisou Leopoldo Rodrigues.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, reforçou a ideia de que este primeiro encontro surge no âmbito do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco: “Demonstra o sucesso e a vontade de dar continuidade ao prémio e é também uma forma de valorizar o património de Castelo Branco, por decorrer no Jardim do Paço e na Zona Histórica da cidade, é assim mais um passo que se concretiza no âmbito da política cultural do concelho e vem dar mais consistência ao caminho que tem sido feito”, asseverou.

A segunda edição do Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano irá decorrer, ao que tudo indica, na cidade espanhola de Salamanca no próximo ano.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: