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83% dos portugueses usam redes sociais várias vezes ao dia

Edição de 2019 do estudo da Marktest “Os Portugueses e as Redes Sociais” revela que 95% dos portugueses visita pelo menos uma vez por dia uma rede social. Inquiridos dedicam em média 93 minutos por dia às redes sociais. Envio de mensagens e utilização de serviços de chat são as atividades dominantes

A consulta e o uso de redes sociais é já uma rotina diária entre os portugueses: de acordo com a edição de 2019 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, 95% dos utilizadores de redes sociais assume que visita pelo menos uma vez por dia uma rede social. E entre estes, 83% assume fazê-lo várias vezes por dia.

Os dados trabalhados pela Marktest revelam ainda que, em média, os utilizadores dedicam cerca de 93 minutos por dia a redes sociais.

E é ao fim-de-semana que a maioria (68%) diz concentrar a maior fatia do tempo que investem à sua presença nas redes sociais, dedicando a sua atividade nestas plataformas sobretudo a enviar mensagens ou a usar serviços de chat (78%), a ler notícias em sites de informação (67%) ou a comentar publicações de amigos (65%).

E, tendo em conta que o smartphone é o equipamento mais usado para aceder às redes sociais (com 89% de referências), não é de estranhar a forte incidência de inquiridos que dizem realizar outras tarefas enquanto navegam pelo Facebook e pelo Instagram ou enquanto trocam mensagens via WhatsApp ou Messenger: 58% diz também ver televisão, 44% ouvir música e 37% conviver com a família ou amigos.

No que respeita aos hábitos de publicação de informação nas redes sociais, a frequência é inferior à da visita: 57% dos inquiridos refere que publica pelo menos uma vez por dia, e 43% refere mesmo atualizar informação várias vezes por dia.

A maioria (75%) assume que publica algo pelo menos uma vez por semana.

O número médio de posts ou tweets publicados entre os inquiridos é de dois por dia ou 11 por semana.

As fotos ou imagens são as publicações mais frequentes (74%), seguidas de textos próprios ou links para notícias ou outros textos.

Entre os utilizadores mais jovens, dos 15 aos 24 anos, as stories surgem como o segundo tipo de publicação mais frequente.

Facebook perde associação a atualidade e credibilidade

Embora o Facebook continue a ser, de forma destacada a rede social com maior notoriedade e mais usada pelos portugueses – com 95% de utilizadores de redes sociais a assumir ter aí conta –, a rede criada por Mark Zuckerberg tem vindo a perder terreno para o Instagram e para o WhatsApp em matéria de notoriedade e de acesso por parte dos portugueses.

Mas não só: quando questionados sobre qual a rede social mais actual, os inquiridos destacam o Instagram em primeiro lugar e quando a pergunta é sobre a rede mais credível, a mais citada é o LinkedIn.

Ainda assim, quando questionados sobre a opinião que têm sobre as várias redes sociais, os portugueses continuam a destacar o Facebook como rede de referência: é a rede social indicada em primeiro lugar quando é pedido aos inquiridos que citem a rede que mais gostam, a que divulga informação mais útil, a mais interessante ou a mais viciante.

Sobre o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2019”

“Os Portugueses e as Redes Sociais” é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.  

A informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 10 e 29 de julho de 2019, tendo por base um questionário de autopreenchimento.  

A amostra foi constituída por 809 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.

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