12 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 21, 2021
No menu items!
Início Regional XIII Encontro das Gerações juntou cerca de 800 idosos em Ródão

XIII Encontro das Gerações juntou cerca de 800 idosos em Ródão

O XIII Encontro das Gerações de Ródão decorreu no dia 12 de outubro, no Parque de Campismo e Caravanismo de Vila Velha de Ródão, e juntou cerca de 800 idosos, numa jornada de homenagem e reconhecimento pelo seu contributo para o desenvolvimento do concelho.

O momento foi aproveitado pelo presidente da autarquia, Luís Pereira, para traçar um balanço positivo dos apoios sociais concedidos nos últimos anos, já que se trata de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão em parceria com o CLDS 4G VVR – Contrato Local de Desenvolvimento Social 4.ª Geração, um projeto social que tem como um dos seus eixos a promoção do envelhecimento ativo e a estimulação da partilha entre gerações.

Com início às 10h00, com atividades dedicadas às crianças, o encontro incluiu a habitual missa campal, presidida pelo pároco de Vila Velha de Ródão, António Escarameia, e acompanhada pelo coro da Filarmónica Retaxense, e prologou-se com um almoçoque juntou idosos vindos de todo o concelho.

Luís Pereira fala aos idosos do concelho

Para além de proporcionar à população mais idosa um espaço de convívio e reencontro com os amigos, onde não faltou a animação musical com “Os Picadinhos da Concertina”, o evento visa tambémfortalecer o vínculo entre gerações pelo que, durante a tarde, decorreram jogos e atividades dirigidos a miúdos e graúdos.

Na sua intervenção de boas-vindas, o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, apresentou um balanço positivo dos apoios sociais concedidos pela autarquia, num quadro de rigor e exigência, sublinhando a sua transversalidade.

No que respeita à população mais velha, Luís Pereira destacou o programa Saúde +, lançado há três anos e que só no ano passado assegurou mais de 720 consultas gratuitas, numa média de 60 consultas por mês.

“Trata-se de um complemento àquilo que é assegurado pela administração central e vai de encontro às necessidades da população. Julgo que o fizemos em boa hora, pois os números falam por si”, frisou.

O apoio às famílias é outra das áreas onde a câmara municipal tem feito um esforço significativo, já que as mensalidades da creche e do ensino pré-escolar são suportadas por aquela entidade.

Esta medida traduziu-se num aumento do número de crianças a frequentar a creches, que passou de 21 para 42, entre 2013 e 2017, enquanto no pré-escolar estão inscritos mais de 60 alunos.

Os mais pequenos estiveram igualmente presentes

O edil mencionou também as políticas que têm em vista a fixação das famílias no concelho, referindo que existem presentemente “mais de 37 famílias a beneficiarem de apoios ao arrendamento”, tendo-se ainda registado “mais de 14 apoios na aquisição ou construção de casas”.

Para colmatar a falta de habitação, a autarquia avançou com a construção de 18 moradias na Quinta da Torre Velha, um “investimento feito exclusivamente com o orçamento da câmara municipal e sem recurso a crédito”.

Com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2020, Luís Pereira adiantou que “as casas vão ser colocadas no mercado a preços competitivos, de forma que as pessoas tenham direito a habitação condigna”.

A intervenção terminou com uma nota de esperança em relação ao futuro do concelho e de agradecimento às instituições e aos mais de 100 voluntários presentes neste convívio, que é já uma tradição e um momento importante para a comunidade rodense.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: