35.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 4, 2020
No menu items!
Início Desporto XV Maratona BTT “Trilhos da Raia” decorreu sob enorme sucesso desportivo

XV Maratona BTT “Trilhos da Raia” decorreu sob enorme sucesso desportivo

O concelho de Idanha-a-Nova recebeu, no último domingo, 13 de outubro, a XV Maratona BTT “Trilhos da Raia”.

Com organização e realização da ACIN – Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova, a prova foi  composta por dois percursos, Maratona (82km), com o nível de dificuldade média/alta e Meia-maratona (50km), com o nível de dificuldade média, nas categorias de masculinos e femininos.

Os trajectos dos percursos passaram em locais de paisagens naturais, de grande beleza.

Lugares urbanos com a sua arquitectura muito bem preservada, destacando-se as aldeias históricas de Idanha-a-Velha e Monsanto, dois locais carregados de história.

Em Monsanto, os participantes subiram e desceram por calçadas romanas, que serpenteiam em quelhas, em muito bom estado, que os participantes, das edições anteriores realçaram, pela dureza mas também pelo seu excelente estado de conservação.

A Barragem Marechal Carmona e as zonas circundantes, também foram pontos de passagem.

XV Meia Maratona “Trilhos da Raia”

Os vencedores da Maratona e Meia-maratona, masculinos, vieram de Espanha.

Na prova rainha, Maratona, o primeiro classificado foi Fernando Perez Gonzalez, com o tempo 03H17, que correu como individual, seguindo-se António Sanches, 3H22 e Tiago Anselmo, também com o mesmo tempo, ambos em representação da equipa Retiro das Adegas / Churrasqueira a Quinta.

No sector feminino, na vertente da maratona, a grande vencedora foi Iris Eanes, que percorreu a distância em 4H24, em representação da Peniche Bike Riders, em segundo lugar Ana Barata, Retiro das Adegas / Churrasqueira a Quinta, com o tempo de 4H27, e no terceiro posto, Cátia Eanes, Peniche Bike Riders, 4H28.

A primeira e segunda classificadas, têm a particularidade de serem irmãs gémeas, e foi a primeira vez que correram esta distância.
Na distância mais curta, masculinos, venceu Daniel Calvo Pastor, da Bee Racing Team, em 1H57, seguindo-lhe Daniel Mata, do Retiro das Adegas / Churrasqueira a Quinta, com 2H03 e João Santos, Associação 20km Almeirim, em 2H05.

Por último nos femininos, meia maratona, a vencedora foi Alexandra Ramos, da equipa Bip… TT, com 3H26, seguida da Claudia Alegria, A.C. Fidalbyke, com 3H40 e a encerra o pódio, Glória Marques, em 3H42, também em representação da equipa Bip… TT.

Este evento já tem pergaminhos no panorama bicicletas, na vertente da bicicleta de todo o terreno (btt), em Portugal, a na zona raiana do lado Espanhol.

Esta prova mantém a aderência de elevado número de participantes e estiveram presentes cerca de 400 atletas.

Os participantes referiram a excelente organização a que a ACIN, já habitou quem participa nos seus eventos.

Os que ocuparam o pódio foram presenteados com a oferta de um adufe, símbolo do concelho de Idanha-a-Nova, e foram entregues pelos representantes da Câmara Municipal, pelos presidentes da Assembleia Municipal, da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes e da entidade organizadora, a ACIN.

*Foto: PROZIS

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Docentes do IPCB publicam EBOOK internacional

Os docentes da Escola Superior de Educação do IPCB Samuel Honório, Marco Batista e Helena Mesquita, em conjunto com Jaime Ribeiro, docente...

Município de Vila Velha de Ródão obtém selo “Safe & Clean”

O Município de Vila Velha de Ródão encontra-se empenhado no cumprimento das normas e recomendações emitidas pela Direção Geral da Saúde e...

Vila Nova da Barquinha recebe circuito pedestre «Fauna, flora e história local»

29 agosto 09h | Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha Passeio com apontamentos sobre as...

Inaugurada exposição “O Lince sob Perspetiva” em Penamacor

Foi inaugurada a exposição “O Lince sob Perspetiva”, que estará patente até ao dia 18 de setembro no Museu Municipal de Penamacor.

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: