19.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 22, 2021
No menu items!
Início Regional Dia Municipal do Associativismo assinalado, pela primeira vez, em Penamacor

Dia Municipal do Associativismo assinalado, pela primeira vez, em Penamacor

Penamacor assinalou, pela primeira vez, o Dia Municipal do Associativismo, no dia 19 de outubro, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, que esteve repleta de público.

O programa arrancou com uma comunicação de Pedro Folgado, diretor do Departamento da Juventude a nível nacional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), sobre os programas e apoios daquele instituto ao Associativismo.

Seguiu-se uma apresentação de José Luís Pires, dirigente da Associação Cultural e Social Rancho Folclórico do Retaxo, sobre boas práticas no movimento associativo e uma outra de Sónia Barata, dirigente da ADM – Estrela sobre a coesão social e territorial.

Em representação do Município de Penamacor, estiveram o presidente da Câmara Municipal, António Luís Beites Soares, e a vereadora do Associativismo, Sandra Vicente.

O presidente da Câmara Municipal lembrou que, em territórios assolados pelo despovoamento, não é fácil manter o movimento associativo mas garantiu que o Município continuará a apoiar iniciativas das associações que sejam uma mais valia para o concelho.

António Luís Beites Soares frisou, ainda que este tipo, de iniciativas, são importantes para a troca de opiniões e experiências sobre o que de melhor se faz nesta área.

Sala repleta de penamacorenses

Já a vereadora do Associativismo realçou o papel do movimento associativo nas comunidades em que está inserido e a sua importância para o desenvolvimento local e para as pessoas.

Sandra Vicente lembrou, ainda, que as associações são uma escola de vida, de cooperação, de solidariedade e de generosidade, a quem deve ser reconhecido um papel fundamental no desenvolvimento local.

Recorde-se que esta iniciativa insere-se na política do Município de Penamacor de reconhecer ao Movimento Associativo um papel fundamental no desenvolvimento local, na defesa e promoção das atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa, entre outras.

Sem substituir ou chamar a si responsabilidades na vida coletiva de cada Associação, o Município de Penamacor pretende auxiliar no processo de apoios e subsídios às coletividades, colaborando na promoção de um associativismo empreendedor e dinâmico, com objetivos fortes.

Nesse sentido, foi criado o Dia Municipal do Associativismo, com um programa diverso, visando atribuir ferramentas às Associações do concelho, mas também para trocar experiências, conhecimentos, competências e recursos, entre os pares.

O Dia Municipal do Associativismo será assinalado em Penamacor, todos os anos, no terceiro sábado de outubro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: