13.3 C
Castelo Branco
Domingo, Abril 18, 2021
No menu items!
Início Nacional Proença-a-Nova parabeniza secretário de Estado das Florestas Paulo Catarino

Proença-a-Nova parabeniza secretário de Estado das Florestas Paulo Catarino

João Lobo, presidente da Câmara Municipal deu, em nome do Município de Proença-a-Nova, os parabéns a João Paulo Catarino pela sua nomeação como secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território no XXII Governo Constitucional.

Na missiva, o edil, manifesta “a certeza de que tem pela frente um enorme trabalho numa das áreas que é fundamental para o país e que precisa de uma visão de futuro se quisermos, de uma vez por todas, alterar antigos paradigmas que não servem a ninguém”.

“É minha convicção que a recente experiência quer na Unidade de Missão para a Valorização do Interior, quer como secretário de Estado da Valorização do Interior, associadas à sua formação e experiência no sector florestal, serão determinantes para a concretização de medidas que se revelam fulcrais para a sobrevivência das várias fileiras associadas a esta área da governação”, sustenta João Lobo.

João Lobo

Estando o Município de Proença-a-Nova diretamente envolvido na criação da Rede Europeia de Territórios Resineiros, o presidente da autarquia destaca desde logo a necessidade de haver apoios concretos para a reabilitação desta atividade que, a acontecer, irá ter muitos impactos positivos na gestão florestal, na economia e na visão de futuro que queremos para a floresta portuguesa.

“Estou a falar de apoios que têm de ser negociados e incluídos na Política Agrícola Comum, para além daqueles que o Governo Português entender por bem englobar para que voltemos a ter as nossas zonas de pinhal novamente resinadas. Para além de se poder extrair um produto natural, com valor acrescentado nos mercados nacional e internacional, voltamos a ter ocupação na floresta durante todo o ano, com a consequente limpeza e vigilância”, afirma João Lobo.

Recorde-se que em maio deste ano já foi assinado um acordo entre o ICNF e a Resipinus para que os resineiros assumam funções de vigilância.

“Mas precisamos de mais para que investir na floresta volte a ser atrativo, de forma a evitarmos os grandes incêndios que têm atingido proporções nunca antes vistas e a que é preciso por um fim. O enfoque tem que estar na prevenção e não no combate, como tem sido feito até aqui”, continua o autarca no mesmo documento.

Ainda no documento João Lobo tece mais considerações, nomeadamente a “expetativa que a nova secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território possa aprovar uma proposta de apoio aos proprietários florestais por terem uma floresta cuidada, potenciadora de biodiversidade e de bem-estar”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: