26.1 C
Castelo Branco
Sábado, Julho 31, 2021
No menu items!
InícioCulturaProjeto “a ler+ na biblioteca” do AE Afonso de Paiva

Projeto “a ler+ na biblioteca” do AE Afonso de Paiva

O contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação de hábitos de leitura e o aumento das competências de literacia.

Quem lê, lerá sempre mais e melhor e ficará mais bem preparado para a vida.

É por isso que ler sempre e mais é tão importante e interessa que a todos seja dada a oportunidade de ler.

Neste sentido e para motivar para a leitura recreativa, incentivar o gosto e o prazer de ler e estimular a criação de uma rotina de leitura nos alunos do Agrupamento Afonso de Paiva, os professores de português do 2º ciclo e a professora bibliotecária lançaram o repto a todos os jovens leitores de 5º ano: “a ler+ na biblioteca”.

É neste mês internacional da biblioteca escolar que vamos imaginar uma viagem literária e os passageiros são, este ano, todos os alunos das seis turmas de 5º ano da EB Afonso de Paiva.

Esta viagem pelo mundo dos livros pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço, mas este ano vai começar na biblioteca escolar, através da realização de sessões quinzenais de leitura recreativa, em tempo letivo (45 min) da aula de português.

Mas para que a viagem seja possível e para que fique bem documentada foi entregue a cada aluno um “Passaporte de Leitura”, onde os jovens leitores irão registar as viagens que fizeram, ou seja, os livros que leram, as suas avaliações e as frases que mais gostaram.

As sessões de leitura “a ler+ na biblioteca” são realizadas com base na seleção dos alunos de uma obra literária (escolhida ou sugerida), a ser lida pelos participantes, existindo a possibilidade de socializar e discutir as experiências de leitura dos alunos com os professores participantes.

Este é mais um projeto articulado e colaborativo entre docentes e biblioteca escolar, em prol do desenvolvimento de competências da literacia da leitura, procurando incentivar e possibilitar o desenvolvimento de práticas de leitura, comprometida com a análise crítica e reflexiva e com a discussão e a fruição literária, numa construção progressiva de dinâmicas e práticas de leitura com jovens leitores.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: