11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalMunicípio relembrou Dia Mundial da Terceira Idade no dia 28 de outubro

Município relembrou Dia Mundial da Terceira Idade no dia 28 de outubro

“Neste Dia Mundial da Terceira Idade, que se comemora precisamente a 28 de outubro, quero felicitar todos habitantes com mais de 65 anos que são residentes no concelho de Proença-a-Nova, quer tenham aqui ou não as suas raízes, por tudo quanto já fizeram pelo nosso território e pelo muito que ainda nos dão todos os dias”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova como forma de assinalar este dia, “tendo em conta que na pirâmide demográfica do concelho os que convencionalmente incluímos na faixa da terceira idade são os que estão em maior número. Como tenho referido inúmeras vezes, isto não é uma fatalidade”.

Neste sentido, o Município ofereceu um conjunto alargado de atividades e iniciativas que estivão à disposição desta faixa etária, como é a Universidade Sénior, polos de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, ou a Ginástica Sénior, com 17 turmas em todo o concelho, e Hidroginástica.

Também os projetos da Bibiomóvel – Biblioteca Itinerante ou Unidade Móvel de Saúde têm como objetivo estreitar distâncias entre os serviços públicos e a população, ao mesmo tempo que combate o isolamento das povoações mais distantes da sede de concelho e a solidão de quem, eventualmente, possa encontrar-se em situação mais vulnerável.

Além destas atividades regulares, o Município promove diversas iniciativas, algumas das quais já com bastante tradição.

É o caso do Dia dos Avós ou do Passeio Sénior que este ano rumou até Lisboa nos dias 8, 10, 15 e 17 de outubro, e que contou com a parceria da Junta de Freguesia de Benfica, tendo participado 733 pessoas.

“Do ponto de vista da organização, correu tudo com o profissionalismo que estes passeios têm sido feitos. Infelizmente, para alguns grupos, houve momentos menos positivos, mas que, tenho a certeza, são facilmente esquecidos tendo em conta as mais valias destes passeios que têm objetivos muito concretos, nomeadamente a possibilidade de sair da rotina, de estar com pessoas de outras aldeias do concelho e de conviver noutras geografias do país”, adianta João Lobo.

Para o presidente da autarquia é ainda importante contar com as pessoas mais idosas em projetos que pretendem registar a memória coletiva do concelho, através das suas tradições e costumes, festas populares e estórias, de que o projeto Ecos de Proença é um exemplo que será materializado na futura Casa da Memória e das Artes. “Deixo, por isso, o convite a todos os nossos munícipes com mais de 65 anos, que participam mais ou menos nestas atividades, a que deem sempre o seu contributo naquilo que é a construção de Proença-a-Nova”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading