23.9 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 1, 2021
No menu items!
InícioRegionalAssociação de Diabéticos da Beira Baixa inaugurou sede em Castelo Branco

Associação de Diabéticos da Beira Baixa inaugurou sede em Castelo Branco

A Associação de Diabéticos da Beira Baixa (ADBB) inaugurou, ao final da tarde da última quarta-feira, dia 30 de Outubro, a sua sede, situada na loja 10 do Centro Comercial Nuno Álvares, na avenida com o mesmo nome, na cidade de Castelo Branco.

Com a presença de muitos associados e amigos, foi pequeno o espaço para albergar todos aqueles que não deixaram passar em branco a ocasião.

Presentes igualmente entidades e representantes de algumas autarquias da área de influência da ADBB.

Da esquerda para a direita, Arnaldo Brás, Helena Monteiro, Jorge Monteiro, José Augusto Alves e Fátima Santos

O vice presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves em representação do presidente da edilidade, bem como o presidente e vice presidente da CM de Idanha-a-Nova, respetivamente Armindo Jacinto e Idalina Costa, bem como Fátima Santos em representação da Junta de Freguesia da cidade albicastrense e ainda o presidente da Associação Amato Lusitano, Arnaldo Brás,

Helena Monteiro, presidente da ADBB, usou da palavra para falar de associativismo, realçando que “o associativismo pode e deve funcionar como um meio de coesão social e de cidadania democrática”.

“É fundamental que as associações se mantenham ativas, abertas ao exterior e recetivas, procurando novas formas de agir, indo ao encontro das necessidades das comunidades e procurando colaborar na resolução dos seus problemas”, acrescentou a dirigente.

Helena Monteiro fez, ainda, uma abordagem mais particularizada dos diversos papéis das associações, nas mais diversas áreas, “sem deixar de estar para e com as pessoas, conquistando, envolvendo, cativando para a vivência de experiências coletivas, para a construção e desenvolvimento de projetos, sob pena de, se assim não for, caírem na indiferença, tornando-se associações sem vida”.

José Perquilhas, presidente da Associação da Carapalha com a esposa (ao centro) e Helena Monteiro, presidente da Associação de Diabéticos da Beira Baixa

Contando atualmente com cerca de 140 associados, a ADBB, para além dos seus Órgãos Sociais, possui ainda um Conselho Técnico presidido pelo clínico Jorge Monteiro.

Após a intervenção da presidente da ADBB, foi a vez de Jorge Monteiro chamar a atenção que “a Diabetes é uma doença solitária”, isto porque “depois de estarmos 1% do nosso tempo anual com o profissional de saúde, o restante tempo estamos quase sempre sozinhos”, referiu o clínico.

Fátima Santos em representação do presidente da Freguesia, Leopoldo Rodrigues assegurou que a ADBB “pode contar com a Junta de Freguesia”.

Finalmente o vice-presidente da Câmara Municipal albicastrense, José Augusto Alves, referiu o papel da autarquia de sempre apoiar quem merece e assumiu o compromisso de a ADBB poder contar com esse apoio, dentro das limitações normais das autarquias.

O autarca enalteceu ainda que “é importante a interação entre a ADBB e a Associação da Carapalha. É de louvar a ajuda e a disponibilidade para ter acolhido estes 2 anos iniciais da Associação de Diabéticos”.

José Augusto Alves, vice presidente da CM de Castelo Branco com Jorge Monteiro, presidente do Conselho Técnico da ADBB

Recorde-se que a ADBB foi constituída por escritura notarial em 28 de Março de 2017.  

Desde essa data tem comemorado o Dia Mundial da Diabetes, que se realiza todos os anos a 14 de Novembro, em cerimónias e atividades descentralizadas nos concelhos da sua área de intervenção, em 2017 em Oleiros e em 2018 em Idanha-a-Nova.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: