30.6 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Agosto 7, 2020
No menu items!
Início Cultura Os efeitos dos ansiolíticos em debate na Biblioteca Municipal

Os efeitos dos ansiolíticos em debate na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins, em Vila Velha de Ródão, promove, no sábado, 9 de Novembro, às 15h30, mais uma edição da iniciativa “Pessoas que se juntam para conversar”.

Desta vez, a convidada é a investigadora Ana Gonçalves, do Laboratório de Neuropsicofisiologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, que procurará responder à questão “Que efeitos têm os ansiolíticos nas decisões e nas relações com os outros?”.

Natural do concelho de Castelo Branco, Ana Gonçalves integra a equipa de um projeto que reúne investigadores de diversas universidades nacionais e tem como principal objetivo explorar as alterações associadas com o uso prolongado das benzodiazepinas na cognição social e tomada de decisão, usando medidas comportamentais e neurofisiológicas.

A investigadora Ana Gonçalves

Tendo em conta que o uso prolongado das benzodiazepinas, frequentemente prescritas para queixas como a ansiedade, depressão, insónias e situações de stress, se tornou um fenómeno amplamente disseminado e tem sido associado a défices em domínios cognitivos, este projeto pretende contribuir para a compreensão dos efeitos do uso prolongado das benzodiazepinas na tomada de decisões, de forma a promover o uso mais consciente destes fármacos e ajudar na criação de programas interventivos no futuro.

Neste mesmo dia, tem lugar, às 17h00, mais uma reunião do Clube de Leitura de Autores Clássicos sobre livros e autores dos séculos XVI a XVIII, onde vão estar em destaque “As Cartas Persas”, de Montesquieu, e a obra do filósofo racionalista Espinosa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal regista mais três mortos e 290 casos

Portugal regista hoje mais três mortos e 290 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, segundo o boletim diário...

A Valorização da Fileira em Tempos de Pandemia

Queijos da Região Centro Numa altura em que o mundo foi forçado a parar e em que fomos...

Iniciada empreitada de reabilitação do antigo Teatro Clube de Penamacor

Já se iniciaram as obras de reabilitação do antigo Teatro Clube de Penamacor, empreitada que há muito era aguardada com expetativa pela...

Idanha-a-Nova já apoiou 70 operações às cataratas

Saúde Um novo grupo de 12 munícipes do concelho de Idanha-a-Nova realizou durante a semana passada cirurgias gratuitas...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: