Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 8, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Aldeia Histórica de Trancoso recria uma das feiras mais importantes da Idade Média

Aldeia Histórica de Trancoso recria uma das feiras mais importantes da Idade Média
José Lagiosa

Três dias de grandes emoções

Trancoso está em festa de 11 a 13 de Outubro.

Com o tema “Vou-me à Feira de Trancoso”, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias Históricas” dá vida a uma tradição centenária: vão ser três dias de festa e animação, com visitas encenadas, música, animação de rua, mercado de produtos regionais, provas gastronómicas e muito mais.

“Vou-me à Feira de Trancoso” é um dos versos do “Auto de Mofina Mendes”, de Gil Vicente.

É fácil perceber, assim, a importância da Feira de S. Bartolomeu, em Trancoso, que, além de ter merecido referência numa obra daquele que é considerado o primeiro grande dramaturgo português, recebeu carta de feira por D. Afonso III, em 1273, e era tão marcante para a região, que os reis portugueses lhe concediam uma proteção especial, com grandes regalias e privilégios.

Assim, o tema da festa do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” não podia ser outro senão esta feira centenária, que até ao século XIX continuava a ser o acontecimento mais aguardado da região.

Com visitas encenadas, jogos tradicionais, provas gastronómicas, passeios de charrete, workshops, música, mercado de produtos regionais e muitas outras atividades, de 11 a 13 de outubro, a Aldeia Histórica de Trancoso lembra acontecimentos, figuras e cenas do quotidiano que marcaram a feira ao longo dos tempos.

A entrada no evento é gratuita.

A festa “Vou-me à Feira de Trancoso”  é ainda uma excelente oportunidade para conhecer a Aldeia Histórica de Trancoso em todo o seu esplendor, assim como as tradições, produtos regionais e as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento.

Uma iniciativa promovida pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Trancoso, associações e agentes económicos locais, com apoio do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Igreja de Trancoso

Entre nesta grande festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Trancoso!

Algumas atividades são sujeitas a inscrição, que deve ser feita junto dos seguintes contactos:
e-mail: [email protected] / telefone: 271 811 147

A festa só acaba em dezembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em dezembro!

Depois de Trancoso, a festa segue para Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de Novembro, Monsanto, de 8 a 10 de Novembro, Almeida, nos dias 29 e 30 de Novembro e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.


 

Comentar