Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 12, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Altice Portugal leva mais inovação ao TECHDAYS e apresenta novo Router Fiber GateWay com WIFI 6

Altice Portugal leva mais inovação ao TECHDAYS e apresenta novo Router Fiber GateWay com WIFI 6
José Lagiosa

Altice Labs é Main Sponsor pelo 4º ano consecutivo

É de nova geração, com tecnologia inovadora e uma solução de futuro de Smart Mesh WiFi.

O novo router Fiber GateWay com WIFI 6 foi desenvolvido pela Altice Labs, ativo estratégico de inovação do Grupo Altice, e estará disponível já no próximo ano para os clientes MEO em Portugal.

Este equipamento que promete revolucionar o mercado, está em demonstração no stand da Altice Labs, no TechDays Aveiro, evento dedicado à tecnologia e inovação e que já se afirmou como um acontecimento de referência a nível nacional.

A Fiber GateWay com WIFI 6, sendo uma novidade mundial no conjunto de características que apresenta,  é um dos primeiros no mundo a recorrer a esta tecnologia, a que se junta uma solução de Smart Mesh WiFi, o que permite uma nova liberdade no acesso à internet dentro de casa bem como uma experiência enriquecida com WiFi.

São várias as vantagens do Wi-Fi 6 relativamente ao Wi-Fi 5 (norma 802.11ac da tecnologia Wi-Fi), nomeadamente: mais velocidade, com um aumento de aproximadamente 40% na velocidade de pico.

Também na velocidade média consegue ser cerca de 4 vezes mais rápida por utilizador em ambientes de elevada densidade de dispositivos, maior número de dispositivos ligados, triplicando o número de utilizadores concorrentes e melhor capacidade de gestão de terminais, permitindo mais eficiência e menor consumo de bateria.

O aumento da eficiência e a menor latência de rede irão proporcionar um melhor desempenho nas aplicações que necessitam de informação em tempo real, nomeadamente nos jogos ‘online’, realidade virtual aumentada, monitoria de tempo real e aplicações críticas.

Depois de já ter surpreendido o mercado em 2017, a Altice Labs desenvolveu agora a primeira Fiber Gateway com Wi-Fi 6, com um controlador EasyMesh™, com funcionalidades únicas que estão sob pedido de patente, e suportado em RDK-B (Reference Design Kit for Broadband), a nível mundial.

A   EasyMesh™   permite   utilizar   de   forma   inteligente   extensores   de  Wi-Fi   dentro   de   casa, possibilitando  uma  maior  cobertura,  maior  alcance  e  “roaming”  entre  extensores  sem  queda  de sessão ativa, comunicação segura com a gateway e descoberta e configuração automática de novos extensores. 

O  objetivo  é  simples:  criar  um  ambiente  idêntico  ao  existente  na  rede  móvel,  sem qualquer quebra de serviço com a mobilidade. Os extensores desenvolvidos pela Altice Labs estão disponíveis na norma Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6.

Já   o   RDK-B   é   um   pacote   de   software   Open   Source   que   faz   a   intermediação   entre   as aplicações/serviços e o dispositivo, atuando como um adaptador universal para o SoC (System on Chip) e garantindo portabilidade entre hardware diferente.

Permite assim que novas funcionalidades e serviços, provenientes de desenvolvedores no mundo inteiro possam enriquecer o ecossistema da casa conectada.

Esta evolução é ainda acompanhada por uma nova plataforma de gestão na cloud que auxiliará os Operadores a fornecerem uma melhor qualidade de experiência sobre o serviço Wi-Fi.

Capaz de diagnosticar proativamente situações que afetem a qualidade do sinal e cobertura, esta plataforma suporta também processos de gestão autónoma do Wi-Fi, assim como a capacidade de investigar e  despistar  problemas. 

Foi  ainda  desenvolvida  uma  aplicação  móvel  para  Android  e  IOS,  que permite um controlo do Wi-Fi dentro e fora de casa, introduzindo ainda  novas possibilidades de controlo parental, de visualização topológica de rede, aferição da saúde e desempenho da rede Wi- Fi, assim como serve de guia para os utilizadores na instalação dos extensores, identificando os locais ideais para a sua localização.

A nova Fiber Gateway é desde agosto disponibilizada aos clientes da Altice em França, prevendo- se para o próximo ano a sua disponibilização em Portugal.

A nova Fiber Gateway

Para  Alexandre  Fonseca,  presidente  Executivo  da  Altice  Portugal,  “este  é  o  resultado  de  uma estratégia   muito   clara   da   Altice   Portugal   de   aposta   na   inovação,   na   investigação   e   no desenvolvimento de produtos e serviços diferenciadores, também através da promoção e partilha do conhecimento. Altice Portugal e Altice Labs são sinónimo de progresso e avanço tecnológico, chegando a mais de 35 países e 250 milhões de utilizadores. A Altice Portugal é a empresa que mais investe em I&D em Portugal, num total de mais de 86 milhões de euros, com 700 engenheiros altamente qualificados em busca incessante por soluções tecnológicas para as necessidades das pessoas e empresas. Uma estratégia materializada também na criação e continuidade do Altice International Innovation Award, o maior prémio de inovação do país, que conta este ano com a terceira edição, e que distingue projetos tecnológicos de Startups e Academia de várias geografias do grupo Altice.”

Este é já o 4º ano consecutivo que a Altice Portugal, através da Altice Labs, é  Main Sponsor do TechDays Aveiro.

Para Alcino Lavrador, Diretor-Geral da Altice Labs, “o TechDays Aveiro é o maior palco nacional de tecnologia e um agente de criação da inovação ao serviço da qualidade de vida e do desenvolvimento económico.

É esta a oportunidade da Altice Labs, o seu patrocinador principal, potencializar a importância atribuída às parcerias locais na sustentabilidade do seu ecossistema de inovação”

No TechDays  Aveiro  2019, a Altice Portugal  e a Altice Labs  irão  focar a sua participação em 3 grandes temas de inovação com impacto na Sociedade culminado com uma visão da tecnologia que  possibilita  potenciar  esse  impacto,  dispostos  em  4  espaços:  Enabling  Digital  Territories; Enabling Digital Lifestyle; Enabling Digital Enterprises; e Technology Behind the Scenes.

Desde os equipamentos de fibra ótica, como routers, até plataformas de comunicações unificadas, a tecnologia desenvolvida em Aveiro tem sido adotada no Grupo Altice, e também fora, por outros clientes, pelas suas características inovadoras e diferenciadoras.

Hoje, a Altice Labs, além de Aveiro, já marca presença também nos Açores, Algarve, Madeira e Viseu, através de polos que se dedicam à investigação e desenvolvimento de soluções avançadas de Telecomunicações e Sistemas de Informação.

Comentar