Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 7, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Idanha-a-Velha em festa de 1 a 3 de novembro

Idanha-a-Velha em festa de 1 a 3 de novembro
José Lagiosa

Nas Terras do Rei Wamba Há… Pão!

A Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha vai estar em festa de 1 a 3 de novembro, com o evento “Nas terras do Rei Wamba há… Pão!”, que inclui diversas iniciativas, de caráter gratuito, como oficinas, espetáculos de teatro e música, visitas temáticas, atividades para crianças e muita animação.

No centro da festa está o encontro do lendário Rei Wamba − lavrador de condição que um milagre tornou rei dos Visigodos − com o Casqueiro, o saboroso pão que é ícone da gastronomia regional.

Está assim dado o mote para o programa: pão, histórias e lendas. Os destaques vão para a confeção de pão e bolos no Forno Comunitário, para a apresentação da peça “A Refeição” pela Ajidanha, na sexta às 21:30 e para o concerto do grupo de São Pedro do Sul Azul Espiga, no sábado às 21:30.

Já no domingo, às 11:00, adufes estarão à conversa com gaitas e, para encerrar, será projetado um documentário em que o pão é o elemento principal.

“Nas terras do Rei Wamba… há Pão!” constitui, pois, uma oportunidade para descobrir ou revisitar Idanha-a-Velha.

A aldeia que foi cidade destaca-se no imaginário de uma vasta região do nosso país: é uma das estações arqueológicas mais notáveis de Portugal.

Os vestígios das diversas épocas evidenciam aqui uma grande permanência civilizacional.

O evento insere-se no ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovido pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal, e é organizado em parceria com o Município de Idanha-a-Nova e a União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha.

É cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Programa completo em idanha.pt

Comentar