Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 7, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Novo disco de João Hasselberg ‘nasce’ em residência artística em Idanha-a-Nova

Novo disco de João Hasselberg ‘nasce’ em residência artística em Idanha-a-Nova
José Lagiosa

De uma residência artística no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, ganhou forma o novo disco do contrabaixista e compositor João Hasselberg, “The Great Square of Pegasus”.

A residência surgiu da estratégia do Município de Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da Música da UNESCO para promover o sector cultural e criativo, através do apoio ao desenvolvimento de projetos artísticos que estimulem o envolvimento dos artistas em residência com os lugares, as pessoas e a cultura locais.

Capa do disco

Durante a temporada que passou em Idanha-a-Nova, João Hasselberg (eletrónica e voz) fez-se acompanhar pelos músicos Afonso Cabral (voz) e Pedro Branco (guitarra) para explorar novos processos criativos e fazer gravações para o seu novo álbum.

Em declarações ao portal “A Forma do Jazz”, o músico explica que este disco “explora possibilidades tímbricas de instrumentos eletrónicos e técnicas de eletroacústica”, chegando ao mercado cerca de um ano depois da residência artística no CCR.

Ainda segundo João Hasselberg, o álbum “The Great Square of Pegasus” é constituído por “música muito empírica e intuitiva, que nasceu do processo de exploração dessas técnicas e instrumentos. Depois de ter vários esboços fomos os três fazer uma residência no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, onde gravámos o material com o qual compus, desenvolvi e produzi a música”.

O disco já está disponível em versão digital e CD na página de BandCamp joaohasselberg.bandcamp.com.

*Foto de capa: Vera Caramelo

Comentar