Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 7, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Ofertas de trabalho fraudulentas? A Spring Professional ensina a detectá-las

Ofertas de trabalho fraudulentas? A Spring Professional ensina a detectá-las
José Lagiosa

No mês em que se comemora a cibersegurança, a Spring alerta para as situações de fraudes nas ofertas de emprego, um fenómeno crescente

A Spring Professional, empresa especialista em Recursos Humanos do Grupo Adecco, alerta para o aumento do número de fraudes relacionadas com empregos falsos, como resultado do desemprego existente, mas também da digitalização da economia.

No mês em que se comemora a cibersegurança, para a Spring é também essencial alertar para as situações de fraudes nas ofertas de emprego, que representam além da perda de tempo, um factor de desmotivação e que representam um fenómeno crescente.
 
Aprenda a detectar as fraudes mais comuns, de forma simples e rápida. Saiba identificar as ofertas fraudulentas.
 
Os e-mails fraudulentos são a primeira forma.

Chegam à sua caixa de e-mail com uma oferta de emprego particularmente atraente e proveniente de um remetente desconhecido.

Oferecem uma comissão extra por não fazer nada, ou ofertas exclusivas pelo simples preenchimento de pesquisas.

Se for o caso, desconfie! E também tenha cuidado se explicarem que estão à procura de um perfil profissional como o seu, mas que precisam ter mais informações sobre si.

Outra forma são as mensagens fora do comum no LinkedIn, enviadas por um contato que aceitou recentemente mas que não possui um perfil muito definido.

É verdade que os head hunters usam essa rede social para identificar os seus candidatos, mas são perfis perfeitamente desenvolvidos e, nas suas mensagens, não prometem riqueza extrema em troca de muito pouco.
 
Ofertas atraentes (e falsas) nos principais portais de emprego são, outra forma.

Um grande número de vagas, um salário bem acima da média do sector e os requisitos que todos podem atender, são três grandes motivos, para desconfiar dessas ofertas de emprego.

Profissionais, geralmente de baixa qualificação técnica, são convidados a ligar para um número de telemóvel que aparentemente é normal.

No entanto, quando os utilizadores ligam, são remetidos para um sistema de cobrança especial e muito mais caro, como dos números pagos 806 ou 807.

Métodos milagrosos para ganhar dinheiro.

Muitas vezes, por meio de publicidade, depois de visitar uma página da web, uma janela pop-up é aberta, na qual alguém revela como ficou rico em quatro dias.

Não acredite! Estas são formas fraudulentas de chamar a sua atenção para posteriormente vender-lhe um produto que não necessita, cobrar algumas taxas de gestão ou recolher todos os dados possíveis sobre o utilizador (sobre si) para vendê-los a outras empresas.

Algumas ofertas de esquemas de pirâmide são especialmente perigosas porque exigem que o suposto trabalhador compre produtos de uma empresa, que posteriormente revende atraindo novos funcionários.

Dentro destas as mais preocupantes, pelas suas consequências legais, são as operações de lavagem de dinheiro.

Esta é outra oferta fraudulenta muito comum. Prometer ao utilizador uma grande quantia em dinheiro se atuar como mediador em transações internacionais.

Deve receber dinheiro para a sua conta bancária e transferi-lo para outra entidade, mantendo uma comissão.

Mesmo que não saiba, ao fazer algo assim está a ser um elemento do negócio de lavagem de dinheiro que pode levá-lo para a prisão.

As ofertas fraudulentas são muitas e usam vários meios.

Previna-se, fale com os especialistas e aconselhe-se quando procura emprego, esteja atento.

Confie na experiência dos especialistas no setor.

Comentar