Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 14, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Perais acolheu rota das visitas guiadas e encenadas sobre o contrabando

Perais acolheu rota das visitas guiadas e encenadas sobre o contrabando
José Lagiosa

Mais de meia centena de pessoas juntou-se no domingo, 20 de outubro, em Perais, para percorrer os antigos trilhos do contrabando, em mais uma “Rota das Visitas Guiadas e Encenadas”, um evento promovido pelo Centro Desportivo Recreativo e Cultural de Vila Velha de Ródão, com o apoio da Câmara Municipal.

Momento de encenação deu para descansar um pouco

O passeio decorreu durante a manhã e teve como ponto de partida o Largo da Igreja, em Perais, levando os participantes num passeio circular pela zona da raia, com aproximadamente oito quilómetros e correspondente ao PR5 – Caminho da Telhada.

Durante o percurso, os atores do grupo de teatro Vaatão surpreenderam os participantes com encenações que recriaram situações vividas outrora por aqueles que se dedicavam ao contrabando, atividade que foi muitas vezes o garante da sobrevivência das populações raianas durante os tempos da ditadura.

A iniciativa incluiu ainda uma visita ao Núcleo Museológico do Contrabando, localizado na sede da Junta de Freguesia de Perais, no qual os visitantes puderam ficar a saber mais sobre a importância que esta atividade teve no relacionamento entre a comunidade portuguesa e espanhola, seja a nível económico, social ou cultural.

Caminhada “Rota das Visitas Guiadas e Encenadas”

Esta caminhada realizou-se no âmbito do projeto BEIRA BAIXA CULTURAL, cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Comentar