9.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioNacionalSemana Nacional pelo Combate à Desigualdade sensibilizou crianças e jovens

Semana Nacional pelo Combate à Desigualdade sensibilizou crianças e jovens

Vila Velha de Ródão assinalou, entre 17 e 24 de Outubro, a Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades com uma ação dirigida às crianças e jovens do concelho, que conciliou as comemorações do Dia Municipal para a Igualdade e a iniciativa pelo Combate à Exclusão Social.

As atividades foram organizadas pelo CLDS 4G de Vila Velha de Ródão, um projeto cofinanciado pelo POISE, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Velha de Ródão e pelo Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal.

Incutir nas crianças valores de cidadania

O Dia Municipal para a Igualdade é uma iniciativa de cidadania local, proposta pela ANIMAR- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, que tem vindo a ser assinalada desde 2010 em todo o território, no dia 24 de outubro.

Este ano as atividades decorreram ao longo de vários dias e foram conjugadas com a sensibilização para o combate à exclusão social, tendo início a 21 de outubro, com atividades sobre a temática da igualdade junto das crianças do Jardim de Infância de Vila Velha de Ródão.

Tendo em conta que, desde cedo, as crianças entram em contacto direto ou indireto com situações em que têm de lidar com a diferença, esta atividade procurou familiarizar os mais pequenos com a diversidade, através da realização de jogos onde foram estimulados a adquirir noções sobre o respeito mútuo, a igualdade de oportunidades e as diferenças que acabam por torná-los iguais.

Semana da Igualdade

A 22 de outubro, foi a vez dos alunos da turma do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão serem alertados para esta temática, através da visita de um membro da Associação Portuguesa de Surdos e intérprete de Língua Gestual que falou sobre a deficiência auditiva e sensibilizou para a importância da inclusão.

Por fim, a 23 de outubro, foram realizados junto dos alunos do 1.º ciclo jogos lúdicos sobre a temática da igualdade.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading