Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Sobreira Formosa recebeu palestra real em dia da República

Sobreira Formosa recebeu palestra real em dia da República
José Lagiosa

A Real Associação da Beira Interior, organizou no dia 5 de Outubro, uma palestra subordinada ao tema “A Vila de Sobreira Formosa nos Alvores de Portugal”.

O evento contou com o apoio da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, e a palestra decorreu no edifício da Junta de Freguesia de Sobreira Formosa.

A oradora convidada, foi a professora, investigadora e historiadora Maria da Graça Vicente.

Na Mesa esteve a oradora, o presidente da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira , António Antunes Coelho e o vice-presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira.

A vila de Sobreira Formosa, foi concelho e teve um foral em 1222, outorgado por D. Constança Sanches, filha bastarda do Rei Dom Sancho I e foral Novo de Dom Manuel I, em 1510.

O seu primitivo foral, modelo Ávila/Évora, já ensaiado em terras da Beira, caracterizava-se pela sua leveza fiscal.

Os moradores de Sobreira Formosa e seus termos estavam isentos do pagamento da portagem e do montado em todo o Reino. 

Igualmente consignado, nesta Carta de Foral, a partilha da terra (5/6 para o Concelho), medida significativa, pois na Idade Média a economia, a riqueza e até o estatuto das gentes assentava na posse da terra.

Como sabemos, vários foram os povos que habitaram Portugal e a Península Ibérica antes da formação do Reino de Portugal.

Entre 711 e 1492 os árabes – “os inimigos da fé” – ocuparam a Península Ibérica.

Iniciado o movimento da «Reconquista» seguiu-se todo um esforço de reorganização dos territórios, que passou, em especial, pela outorga de forais e criação de municípios, nos territórios reconquistados.

Processo iniciado ainda com D. Teresa e prosseguido pelos monarcas da primeira dinastia, em especial por D. Sancho I, D. Afonso III etambém D. Dinis.

Em 1128 dá-se a Batalha de São Mamede, a  “Primeira Tarde Portuguesa”.

Outras datas têm grande importância na formação do Reino de Portugal, tal como 1139 a Batalha de Ourique aquando o jovem Conde Dom Afonso I é aclamado Rei, pelos companheiros; 1143 o Tratado de Zamora reconhecendo Portugal como Reino independente e 1179 o reconhecimento oficial, por parte da Santa Sé do Reino de Portugal.

Durante a existência do Concelho de Sobreira Formosa, houve vários Senhores que dominaram este território, a primeira Senhora de Sobreira Formosa foi Dona Constança Sanches, filha bastarda de Dom Sancho I.

A formação do Concelho teve como participantes os priores de São Gregório e de Santa Cruz de Coimbra.

As terras onde se ergueu Sobreira Formosa, em 1165 haviam sido doadas à Ordem dos Templários, juntamente com Idanha e Monsanto.

Comentar