Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 7, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

XV Maratona BTT “Trilhos da Raia” decorreu sob enorme sucesso desportivo

XV Maratona BTT “Trilhos da Raia” decorreu sob enorme sucesso desportivo
José Lagiosa

O concelho de Idanha-a-Nova recebeu, no último domingo, 13 de outubro, a XV Maratona BTT “Trilhos da Raia”.

Com organização e realização da ACIN – Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova, a prova foi  composta por dois percursos, Maratona (82km), com o nível de dificuldade média/alta e Meia-maratona (50km), com o nível de dificuldade média, nas categorias de masculinos e femininos.

Os trajectos dos percursos passaram em locais de paisagens naturais, de grande beleza.

Lugares urbanos com a sua arquitectura muito bem preservada, destacando-se as aldeias históricas de Idanha-a-Velha e Monsanto, dois locais carregados de história.

Em Monsanto, os participantes subiram e desceram por calçadas romanas, que serpenteiam em quelhas, em muito bom estado, que os participantes, das edições anteriores realçaram, pela dureza mas também pelo seu excelente estado de conservação.

A Barragem Marechal Carmona e as zonas circundantes, também foram pontos de passagem.

XV Meia Maratona “Trilhos da Raia”

Os vencedores da Maratona e Meia-maratona, masculinos, vieram de Espanha.

Na prova rainha, Maratona, o primeiro classificado foi Fernando Perez Gonzalez, com o tempo 03H17, que correu como individual, seguindo-se António Sanches, 3H22 e Tiago Anselmo, também com o mesmo tempo, ambos em representação da equipa Retiro das Adegas / Churrasqueira a Quinta.

No sector feminino, na vertente da maratona, a grande vencedora foi Iris Eanes, que percorreu a distância em 4H24, em representação da Peniche Bike Riders, em segundo lugar Ana Barata, Retiro das Adegas / Churrasqueira a Quinta, com o tempo de 4H27, e no terceiro posto, Cátia Eanes, Peniche Bike Riders, 4H28.

A primeira e segunda classificadas, têm a particularidade de serem irmãs gémeas, e foi a primeira vez que correram esta distância.
Na distância mais curta, masculinos, venceu Daniel Calvo Pastor, da Bee Racing Team, em 1H57, seguindo-lhe Daniel Mata, do Retiro das Adegas / Churrasqueira a Quinta, com 2H03 e João Santos, Associação 20km Almeirim, em 2H05.

Por último nos femininos, meia maratona, a vencedora foi Alexandra Ramos, da equipa Bip… TT, com 3H26, seguida da Claudia Alegria, A.C. Fidalbyke, com 3H40 e a encerra o pódio, Glória Marques, em 3H42, também em representação da equipa Bip… TT.

Este evento já tem pergaminhos no panorama bicicletas, na vertente da bicicleta de todo o terreno (btt), em Portugal, a na zona raiana do lado Espanhol.

Esta prova mantém a aderência de elevado número de participantes e estiveram presentes cerca de 400 atletas.

Os participantes referiram a excelente organização a que a ACIN, já habitou quem participa nos seus eventos.

Os que ocuparam o pódio foram presenteados com a oferta de um adufe, símbolo do concelho de Idanha-a-Nova, e foram entregues pelos representantes da Câmara Municipal, pelos presidentes da Assembleia Municipal, da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes e da entidade organizadora, a ACIN.

*Foto: PROZIS

Comentar