Numa exibição quase imaculada e digna de outros palcos, a romena Ioana Rosca qualificou-se, na tarde do último sábado, para a final do Lousada Indoor Open, ao derrotar numa final de sentido único a jovem promessa checa, Linda Noskova, por 6-2 e 6-1 em menos de 1 hora de encontro.
Sempre a procurar o winner, Rosca, que trocou a sua cidade natal de Craiova por Madrid, esteve muito consistente desde cedo, liderando grande parte dos pontos e obrigado a inexperiente Noskova a falhar.
Agora terá pela frente a espanhola Celia Cervino Ruiz.
Proveniente da fase de qualificação, a jogadora do Clube de Ténis de Pontevedra tem vindo a produzir exibições de qualidade aliadas a uma vontade enorme de ganhar.
Ante a francesa Margaux Orange, também ela com uma semana em crescendo, a galega perdeu o primeiro set no tie break, esteve quase derrotada na segunda partida, mas, como não dá uma bola por perdida, fechou o segundo set e no terceiro foi mais capaz que a francesa, desgastada fisicamente de todo o esforço que fez nos 15 dias de competição.
As lágrimas de alegria e o grito de satisfação dado no final por Celia Cervino Ruiz mostram bem o que lutou para chegar até aqui e todo o trabalho que vem desenvolvendo com o seu técnico, o português Tozé Pinto.
KIKA E OLGA CAMPEÃS
Na variante de pares, a dupla luso espanhola composta pela portuguesa Francisca Jorge e a espanhola Olga Parres Azcoitia sagraram-se vencedoras depois da vitória na final sobre a também espanhola Almudena Sanz e a lusa Ana Filipa Santos, por 6-4 e 6-3.
Naquela que foi a terceira vitória como dupla, Kika e Olga estiveram sempre na liderança desta discussão, com Olga a conseguir o terceiro título de pares em Lousada com três parceiras diferentes.
Em 2018, primeiro com a alemã Katarina Hering, depois, ao lado da romena Ioana Rosca, e, hoje, com a portuguesa Francisca Jorge, numa clara prova de qualidade nesta variante da jogadora de Ceuta que, desta forma, alcança o seu 32.º título de pares.
O Lousada Indoor Open termina hoje no Lousada Ténis Atlântico e distribui 13.500 euros em prémios monetários.