9.6 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 3, 2023
No menu items!
InícioCulturaIdanha-a-Velha inspira-se no Rei Wamba para divulgar sabores e património

Idanha-a-Velha inspira-se no Rei Wamba para divulgar sabores e património

A Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, viveu três dias de festa e animação cultural com o evento “Nas terras do Rei Wamba…há Pão!”, inspirado na história de Wamba, lavrador de condição que um milagre tornou rei dos Visigodos.

De 1 a 3 de novembro, não faltaram razões para visitar esta aldeia que é um autêntico museu ao ar livre: música, teatro, cinema, gastronomia, palestras, oficinas, visitas temáticas e atividades para crianças.

No decurso do “Nas terras do Rei Wamba…há Pão!”, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova lembrou que “é a riqueza de Idanha-a-Velha, de uma singular relevância por resultar de dois mil anos de história eda permanência de diversas civilizações, que alimenta as histórias que contamos durante estes três dias, mas também ao longo de todo o ano”.

Armindo Jacinto no uso da palavra durante o arranque das atividades

“O nosso objetivo é criar riqueza e emprego com a valorização do nosso património natural e histórico-cultural, potenciando-o através da nossa estratégia de Bio-Região e de Território UNESCO. Com a oferta destes programas culturais, conseguimos promover esse mesmo património, qualificar os nossos destinos e aumentar a visitação, em parceria com a Rede das Aldeias Históricas de Portugal”, acrescentou Armindo Jacinto.

Nestes três dias, entre os principais momentos estiveram o lançamento da 2ª edição do livro “Sabores de uma Época, Tradições de uma Terra”, da autoria de Josefina Pissarra e vencedor do prémio para melhor livro de gastronomia português em 2018, a confeção de pão regional, o famoso Casqueiro e de bolos no Forno Comunitário de Idanha-a-Velha, a apresentação da peça “A Refeição” pela Ajidanha, o concerto do grupo Azul Espiga, o Pátio dos Sabores e o Mercado Artesanal, as oficinas para os mais novos e as experiências gastronómicas dinamizados por talentos do território e convidados como a artista e ‘foodactivist’ Tainá Guedes.

O evento inseriu-se no ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovido pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal, e foi organizado pelo Município de Idanha-a-Nova e pela União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: