8, 9 e 10 de novembro, em Monsanto
O i-DanhaFoodLab está de regresso a Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, de 8 a 10 de novembro.
Durante três dias, a “aldeia mais portuguesa de Portugal” vaireunir os mais arrojados investidores, empreendedores, empresas e startups das áreas da alimentação, da sustentabilidade ambiental e da economia verde.
Aproveitando o balanço do Web Summit, o i-DanhaFoodLab 2019 desafia os interessados nestas temáticas a embarcar no ‘Comboio Mágico da Inovação’, com partida e regresso a Lisboa, para trabalhar as oportunidades do Mundo Rural, com o objetivo de alterar o paradigma do desenvolvimento rural e da alimentação saudável.
Com esta nova edição, o i-Danha cresce em participantes e ambição.
É dinamizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, a primeira Bio-Região de Portugal, em parceria com aaceleradora de base tecnológica Building Global Innovators (BGI), oriunda do programa MIT Portugal e o alto patrocínio do Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia (EIT).
Assim, a aldeia histórica de Monsanto, que hoje jáocupa os tops das aldeias e vilas mais belas do Planeta, também será durante três dias um ecossistema de empreendedorismo, inovação e colaboração.
Todos os anos muitas parcerias e negócios são fechados para dar resposta aos mais prementes desafios atuais, aproveitando atividades como workshops, conferências, mesas redondas, networking, gastronomia e visitas a projetos-piloto
O i-DanhaFoodLab já mostra resultados: criação de emprego, atração de investimento nacional e estrangeiro, Idanha está no mapa internacional da indústria alimentar, 16 projetos-piloto em curso no território, visibilidade nos media e redes sociais, eeventos com mais de 600 especialistas de diversas entidades, mais de 70 startups reunidas emais de 240 empreendedores de 20 nacionalidades.
Fruto auspicioso do i-DanhaFoodLab é igualmente o recém-criado CoLab, laboratório colaborativo que reúne uma rede de 14 parceiros do meio académico e empresarial paracolocar Portugal na vanguarda da produção alimentar saudável, com neutralidade carbónica ou mesmo com potencial de sequestro de carbono.
Agora, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em Monsanto, serão apresentados os resultados anuais do acelerador que ao longo do ano materializa muito do trabalho desenvolvido pelo i-DanhaFoodLab.
Assim, decorrerá em Monsanto um ‘Demo Day’ das startups do acelerador, mas também uma sessão plenária com agricultores onde todos os intervenientes, mais de 200 pessoas, cooperam para resolver desafios, potenciando a criação de parcerias, negócios e investimento.
Durante os três dias serão ainda debatidos tópicos cruciais na produção e transformação sustentável dos alimentos.
Este evento conta tambémcom a presença do EIT Food, que paralelamente à conferência do i-Danha, repleta de mesas redondas e workshops, terá o seu dia aberto ao público e outro dedicado às grandes empresas e à importância da inovação aberta.
No último dia será feita uma visita ao banco de terras onde estão implementados os pilotos e, acima de tudo, estará presente a comunidade de pessoas-chave para o sucesso desta iniciativa.
O i-DanhaFoodLab insere-se no “Histórias da Aldeia, Entre a Noite e a Madrugada”, evento do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovido pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal.
É cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.