15.8 C
Castelo Branco
Domingo, Abril 18, 2021
No menu items!
Início Internacional Dia Mundial da Alimentação comemorado no Agrupamento Afonso de Paiva

Dia Mundial da Alimentação comemorado no Agrupamento Afonso de Paiva

#zerohungerworld – Para um mundo sem fome

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente a 16 de outubro, com o objetivo de sensibilizar para a importância da adoção de políticas, programas e ações visando a eliminação da fome no mundo e assegurar a segurança alimentar da população.

Este ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) definiu como tema HealthyDiets for a #zerohungerworld, abordando a promoção de uma alimentação saudável e sustentável.

As Bibliotecas Escolares (BE) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, com a colaboração dos docentes do 1º ciclo das Escolas Básicas Afonso de Paiva, Mina e S. Tiago e em parceria com a Equipa de Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, assinalaram o Dia Mundial da Alimentação ao longo da semana de 14 a 18 de outubro, em sessões de mediação leitora dirigidas a, aproximadamente, duas centenas de alunos e duas dezenas de professores da comunidade escolar.

Alunos atentos e interessados na atividade

As sessões de mediação de leitura realizadas no espaço da BE Afonso de Paiva e orientadas pela educadora Maria da Luz Lopes e pela professora bibliotecária Carla Manuela Nunes, exploraram obras selecionadas a partir do tema alimentação, a saber: “A princesa e a ervilha”de Hans Christian Andersen; “Ainda nada?” de Christian Voltz e “O Frigorífico da Magui” de LoisBrandt.

Houve ainda lugar a conversar com os alunos sobre a importância de comer bem e de como a nutrição influência tanto a aparência quanto a qualidade de vida, explorar a Roda dos Alimentos e realizar um Eco-Quis (alunos de 4º ano) sobre alimentação saudável e sustentável, com recurso à aplicação Kahoot utilizando os tablet.

Consumir diariamente frutas, legumes, grãos, cereais e carnes magras é o primeiro passo para ter mais saúde, aliado à prática de atividade física, promovendo uma reflexão conjunta sobre hábitos alimentares variados e equilibrados e a introdução de novas práticas no quotidiano de todos, em particular, nos pequenos almoços e lanches.

No final, os alunos puderam saborear uma bela espetada de frutas, oferecidas pelos pais e encarregados de educação e preparadas pelas assistentes operacionais.

Todas as atividades tiveram uma boa mobilização dos alunos

Com estas sessões de mediação de leitura não só se pretende promover a reflexão sobre temas da atualidade, como a erradicação da pobreza e da fome, uma saúde de qualidade e uma produção e consumo sustentáveis, objetivos 1, 2, 3 e 12 dos ODS das Nações Unidas, articulados com os domínios de Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Saúde, definidos na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, mobilizando desta forma competênciase cruzando conteúdos e conhecimentos, contribuindo igualmente para o desenvolvimento do espírito crítico e de solidariedade, princípios e valores patentes no projeto educativo do agrupamento.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: