Quase 30% dos portugueses que têm perfil em redes sociais dizem já ter feito compras diretamente numa rede social. Facebook é a rede dominante nestas compras e a maioria dos inquiridos ficou satisfeita com a experiência de compra nestes sites
O número de portugueses com perfil em redes sociais que já fez compras através destas plataformas duplicou nos últimos cinco anos.
De acordo com a edição de 2019 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, desenvolvido pela Marktest, 29.8% dos utilizadores de redes sociais diz já ter feito compras diretamente numa rede social, quando em 2013 esse volume se quedava pelos 14.7%.
A grande maioria dos inquiridos (79,2%) que já fez compras em redes sociais diz ter efetuado a última compra através do Facebook.
E o grau de satisfação em relação à essa experiência de compra nestas plataformas é em boa parte positivo: 61,4% dos portugueses revelaram-se satisfeitos com o resultado da operação.
Apesar do crescimento de compradores e do grau de satisfação geral em relação às compras efetuadas em redes sociais, entre os 70,2% de inquiridos que ainda não realizaram compras nestas plataformas, a maior fatia (27%) assume não o ter feito ainda por desconfiança.
Adicionalmente, 22,9% dizem não o ter feito por gostarem de fazer as suas compras em lojas ou noutros sites.
Os produtos mais comprados em redes sociais são roupa, calçado e produtos de eletrónica, jogos e informática.
A edição de 2019 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” revela também que 69.3% dos utilizadores de redes sociais recordam ter visto publicidade nas redes que utilizam.
No entanto, entre estes inquiridos, o agrado por ver publicidade dentro das redes, numa escala de 1 (não gosto nada) a 10 (gosto muito), não foi além de um valor médio de 4.6.
Entre as marcas concretas referidas de forma espontânea pelos inquiridos, o Continente, a Adidas, a Worten, a McDonalds e a Meo foram as mais referidas pelos que recordam ver anúncios em redes socia