20 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 9, 2020
No menu items!
Início Cultura Universidade de Coimbra recebe condecoração “Amigo da Marinha” do Brasil

Universidade de Coimbra recebe condecoração “Amigo da Marinha” do Brasil

A distinção foi criada em agosto de 1966 para “agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país”.

Um “ato singelo, mas de extrema relevância, não apenas para a Sociedade de Amigos da Marinha do Brasil (SOAMAR) como para a Marinha do Brasil”, afirmou durante a cerimónia o adido da Defesa e Naval do Brasil em Portugal, Capitão do Mar e Guerra Hermes Pacheco Pereira de Oliveira.

A Universidade de Coimbra (UC) é “um dos mais importantes berços de conhecimento mundial”, onde não apenas estudantes mas também investigadores têm “a oportunidade de receber ensinamentos com dinâmicas atuais e inovadoras”, acrescentou Hermes Pacheco Pereira de Oliveira.

Distinção entregue à Universidade de Coimbra

Com projetos e centros de investigação como o laboratório MAREFOZ [laboratório do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) sediado na Figueira da Foz], a UC “contribui para o desenvolvimento sustentável da região, com uma visão de futuro e valorização da economia”, sublinhou.

“Não sendo Coimbra uma cidade à beira-mar, temos levado a UC para o mar”, não apenas ao nível de entidades, como é o caso do MAREFOZ, ou de projetos com outras cidades costeiras, como Mira, na UC tem sido de relevo o desenvolvimento e apoio a “bons investigadores [da UC] no âmbito da economia azul”, referiu o Reitor, Amílcar Falcão. “Nós, a UC e nós enquanto País, temos uma tradição longa com o mar”, lembrou o responsável.

Ao receber a condecoração, que considerou “uma honra”, Amílcar Falcão garantiu que a UC “é uma casa aberta” e aqui há “uma consciência profunda da força de ligação com o Brasil, com o povo e com as instituições, e que esperamos continue cada vez mais forte”.

A SOAMAR foi criada em 1972 e tem como objetivo “congregar os agraciados e condecorados pela Marinha do Brasil”.

Para além do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, também a instituição foi agraciada com a medalha, por ser “a mais forte instituição portuguesa no setor da inovação e pesquisa”.

*Fotos: Paulo Amaral (UC)

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Previsões Astrológicas de 10 a 16 de agosto de 2020

Carneiro 21/3 a 20/4 Carta Dominante: O Diabo: possessão, ciúme. Amor: Esta semana deve fazer uma introspecção. Estará...

Programa de voluntariado “Juntos pela Floresta Vilarregense”: inscrições abertas

O Município de Vila de Rei, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, encontra-se a promover no Concelho o...

Município de Oleiros aprovou apoio extra de 100 mil euros às IPSS

Compensação de custos com a pandemia A autarquia atribuiu um apoio de cem mil euros a distribuir...

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: