13.9 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Internacional Piaget apresenta Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa

Piaget apresenta Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa

Como é a poesia feita por crianças

Mais de 15 mil crianças do universo da lusofonia têm já o seu nome inscrito no Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, um projeto do Instituto Piaget iniciado há 30 anos.

O objetivo é estimular a criatividade poética entre as crianças e os jovens dos países de expressão portuguesa, mostrando que, tal como os adultos, as crianças fazem poesia.

Desde 1989 que o Instituto Piaget organiza concursos poéticos para crianças, de três em três anos, com o objetivo de reintroduzir em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, a cultura literária e a dimensão poética na formação dos mais novos.

Espetáculo A poesia é uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual

Os concursos culminam na apresentação e publicação dos melhores trabalhos sujeitos a concurso.

Até agora, foram já recolhidos mais de 22 mil poemas em sete concursos poéticos.

Este fim de semana, durante o “Encontro de Educação”, realizado no campus universitário de Almada, foi apresentado o mais recente conjunto de pequenos poemas.

Estão agora reunidos em livro, numa obra editada pela Edições Piaget com o título “Poesia é uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual”, passando a constituir o 18º volume do Cancioneiro.

Desde a primeira edição, o projeto do Cancioneiro Infanto-Juvenil tem constituído um valioso percurso de descoberta da linguagem poética e do prazer da palavra.

Em simultâneo, o Cancioneiro tem como objetivo reintroduzir a dimensão poética no sistema educativo e cultural.

O “Encontro de Educação”, promovido pelo Instituto Piaget, contou com a participação de inúmeros especialistas nacionais e internacionais nas áreas das ciências sociais e humanas.

Testemunhos de antigos autores do Cancioneiro Infanto-Juvenil

O encontro serviu para uma reflexão sobre o estado atual da educação, percalços dos últimos anos e abertura de novas perspetivas para o século XXI.

Por um auditório repleto passaram durante dois dias cerca de duas dezenas de oradores e mais de 500 participantes.

O “Encontro de Educação” encerrou as comemorações do 40.º aniversário do Instituto Piaget, criado em 1979 pelas mãos de António Oliveira Cruz, e que desde aí tem vindo a dedicar-se à educação, ensino superior, edição, investigação e intervenção social.

O Piaget tem assumido um papel fulcral na formação de educadores e professores, entre muitos outros profissionais de diversas áreas do saber.

Em simultâneo, tem contribuído para o desenvolvimento do interior e das zonas periféricas dos grandes centros urbanos, descentralizando e democratizando a educação, com 4 campi, localizados em Almada, Viseu, Vila Nova de Gaia e Silves, e Escolas Profissionais em Almada, Viseu e Macedo de Cavaleiros.

Além de Portugal, tem crescido além-fronteiras, possuindo atualmente centros universitários em mais cinco países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Vila Velha de Ródão: Cabazes de Natal Terras de Oiro disponíveis na loja online

Durante a quadra festiva que se aproxima, os produtos endógenos da marca Terras de Oiro vão estar ainda mais perto consumidores, onde...

Covid-19: Portugal atinge novo máximo de doentes em cuidados intensivos

Portugal tem hoje 529 doentes com covid-19, internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), um novo máximo desde o início da pandemia,...

Covid-19: Portugal com mais 87 mortos e 4.868 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 87 mortos relacionados com a covid-19 e 4.868 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a...

Morreu o treinador Vítor Oliveira aos 67 anos

Vítor Oliveira, treinador com uma longa carreira no futebol português, morreu hoje, aos 67 anos, depois de se sentir indisposto enquanto caminhava...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: