11.7 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
No menu items!
InícioCulturaO Município de Arganil promove “Seminário Boas Práticas e Economia Circular no...

O Município de Arganil promove “Seminário Boas Práticas e Economia Circular no Sector Têxtil”

O Município de Arganil promove, no próximo dia 23 de novembro, o “Seminário Boas Práticas e Economia Circular no Sector Têxtil” que decorrerá no auditório da Cerâmica de Arganilense e debaterá o problema do desperdício têxtil e ao mesmo tempo apresentará um conjunto de boas práticas que começam no nosso país a ganhar expressão.

Foi com a vontade de promover localmente uma nova atitude perante os tecidos sobrantes e roupas em fim de ciclo, assim como combater o seu desperdício, que o Município desenhou o projeto “Costurar Valores” que contou na idealização e implementação com a colaboração da Eco Sapiens.

Este Seminário é o evento que marca a conclusão do projeto procurando divulgar as atividades desenvolvidas no âmbito do Costurar Valores bem como, promover o debate sobre as boas práticas de economia circular junto de entidades e empresas interessadas em concorrer para uma mudança de paradigma, em particular no setor têxtil.

A sessão de abertura decorre às 9h40, pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil e por Alexandra Martins da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, seguindo-se a apresentação do Costurar Valores e dos seus resultados.

O seminário contará ainda com dois painéis de debate “O Modelo Circular, qual o Valor?” e “Impacto da Economia Circular: Exemplos de Boas Práticas” e uma área de exposição que dará a conhecer o trabalho desenvolvido pelas formandas e pelas/os participantes nas Oficinas do projeto costurar valores, evidenciando a criatividade e utilidade dos tecidos que ganham assim um novo uso, em peças originais.

Projeto Costurar Valores – Uma experiência de economia circular em Arganil

O projeto Costurar Valores – Uma Experiência de Economia Circular em Arganil financiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo do eixo estratégico Re-Educa: Educar para uma Economia Circular visa sensibilizar e mobilizar toda a comunidade local para o aproveitamento dos tecidos excedentes/sobrantes, encarando-os como matéria-prima para a elaboração de novas peças de vestuário e/ou para outras aplicações/produtos úteis, fomentando, desta forma a cultura do reaproveitamento e da reutilização e prevenindo o desperdício.

O projeto contemplou um programa de formação com uma componente prática de costura econteúdos soft skills nas áreas do empreendedorismo, comunicação, desenvolvimento pessoal e ambiente, entre outras áreas, bem como Oficinas práticas de costura dirigidas às escolas e IPSS do concelho.

Esta iniciativa desenvolvida numa escala local procura ter também um efeito replicativo junto de outras entidades e territórios demonstrando como se pode valorizar o tecido e reativar junto da população os conhecimentos tradicionais e as práticas de reutilização. Por isso foi dada especial atenção à componente de comunicação para replicação e disseminação das boas práticas.

E a implementação do projeto correu tão bem que novas ideias já se desenham já para lhe dar continuidade e para dar resposta ao interesse da comunidade que tão bem o acolheu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: